PepsiCo: estação de biometano abastecerá fábrica e frota de caminhões
A PepsiCo, uma das maiores empresas de alimentos e bebidas do mundo, anuncia a substituição de combustíveis fósseis por gás biometano em suas fábricas e frota própria de caminhões movidos a gás.
O projeto começa em março, na maior planta fabril da PepsiCo no Brasil, em Itu, com previsão de início da operação em outubro.
Com a iniciativa, a companhia planeja neutralizar suas emissões na fabricação de snacks na localidade e contribuir para uma redução de cerca de 44% no total de emissões de gases de efeito estufa (GEE) .
Na fábrica em Itu, onde fazem snacks como Lay’s, Cheetos e Doritos, uma estação de abastecimento de biometano será capaz de atender até 100% a demanda de gás para cozimento, fritadeiras, fornos e caldeiras de água da fábrica, totalizando aproximadamente 15 mil metros cúbicos por dia. A Ultragaz desenvolveu a estação. A empresa também é responsável pela logística de abastecimento com biometano oriundo de aterros sanitários, como o de Caieiras (SP), um dos maiores do planeta.
A estação de biometano também será um posto de abastecimento para os caminhões movidos a gás da frota própria da empresa. A companhia possui uma das maiores frotas de veículos entre as empresas de bens do consumo do país e conta, hoje, com 69 caminhões a gás, dos quais 50 poderão ser abastecidos em Itu.
“Este é um grande passo em nossa jornada de redução de emissões de carbono e a consolidação do uso de energia limpa em nossas fábricas, que vai nos ajudar a reduzir em cerca de 75% as nossas emissões no escopo 1 e 2 até 2030”, afirma Alex Carreteiro, presidente da PepsiCo Brasil Alimentos.
Faço parte do time pepsico itaquera a empresa vem fazendo muitas coisa pra diminuir a poluição mundial parabéns.
Es un proyecto y obra digno de ser replicado en otras partes del mundo y sobre todo en América Latina; me gustaría conocer con más profundidad los detalles del proyecto, las capacidades volumétricas de los reactores, volúmenes de biogás, proceso de obtención del biometano y otros más.