Pets: quais cuidados que eles precisam no inverno?
- Maria Inês Bernardi
Vocês já deram uma olhadinha na carteirinha de vacina dos seus animaizinhos??? Eles estão bem acomodados para dormir, protegidos do frio? A pele deles está saudável? Você tem ouvido alguma tosse por aí?? Bom, vamos conversar um pouquinho sobre esses assuntos.
Locais quentes, secos e limpos para eles dormirem são imprescindíveis sempre, principalmente no inverno. Doenças de pele também acontecem mais frequentemente nessa época. Apesar do frio, eles podem e devem sim tomar banho, com todos os cuidados necessários para não resfriarem (água morna e secar muito bem). Isso mantem a pele limpa e saudável.
E a imunização é tão importante quanto dos humanos. Infelizmente, no Brasil, a única vacina obrigatória para os pets é a da raiva. Levar seu cão em campanha de vacinação o deixa com a sensação de dever cumprido, mas infelizmente seu melhor amigo continua correndo muito risco de morte. Menos de 25% dos animais em nosso país são devidamente vacinados.
As doenças prevenidas pela V10 e pela vacina da gripe são de fácil transmissão. Prevenir uma virose é muito mais barato do que tentar salvar seu animal, e em alguns casos, como na cinomose, a morte pode chegar a 95% dos cães acometidos. No caso dos gatos, o chamado complexo respiratório felino também é transmitido facilmente, e também existe vacina para isso. A mortalidade é alta, e em alguns casos o animal se torna portador, tendo assim uma imunidade comprometida além de estar sempre espalhando o vírus no ambiente.
Nos casos de viroses tanto em cães quanto em gatos, não é preciso um contato direto com um animal doente, nós mesmos podemos levar o vírus para dentro de casa em nossas roupas e sapatos, por exemplo. Portanto fiquem atentos à vacinação que deve ser anual, e façam-na sempre em Veterinário. Somente as vacinas éticas (aplicadas pelo profissional) garantem uma imunidade adequada. Vacinação não é um produto é um atendimento com exame físico, anamnese, avaliação geral e orientação.
Enfim, a prevenção é sempre a melhor escolha. Procure sempre um médico veterinário para te ajudar, te orientar e acompanhar a vida de seu animalzinho.
- Maria Inês Bernardi, médica veterinária com experiência em clínica de pequenos há mais de 17 anos. Atendo diariamente no PA Animal com hora marcada.
- https://www.facebook.com/paanimal