PM participa de evento em comemoração à Revolução Constitucionalista de 1932
O movimento reuniu civis e militares e contou com grande apoio popular dos paulistas
O Comandante do 50º Batalhão de Polícia Militar do Interior, Major PM Drague, acompanhado do Coordenador Operacional Capitão PM Casagrandi, com o efetivo Administrativo do Batalhão, participaram na manhã desta terça-feira (8), do 89° desfile da Revolução Constitucionalista de 1932, no 2º Grupo de Artilharia de Campanha Leve-Regimento Deodoro a Convite do Comandante Tenente Coronel Clayton Ricardo Pontes.
Essa data reforça o compromisso que São Paulo sempre teve com a democracia e o respeito à lei e a Constituição. O estopim da Revolução de 1932 aconteceu em maio do mesmo ano quando os jovens Martins, Miraguaia, Dráuzio e Camargo, que depois ficaram conhecidos como os mártires do movimento pela sigla MMDC, morreram durante confrontos com forças do Governo Federal, mas o ápice do levante se deu no dia 9 de julho, quando os revolucionários resolveram pegar em armas e repelir as forças do Governo Federal.
Foram três meses de resistência contra as forças militares federais. O movimento reuniu civis e militares e contou com grande apoio popular dos paulistas contra o governo de Getúlio Vargas, que assumiu em 1930, após a deposição de Júlio Prestes, que havia vencido as eleições presidenciais, mas fora impedido de assumir. “Desde então, o episódio virou símbolo da luta dos paulistas em favor da Constituição e pela conquista da liberdade e da democracia”, destaca a assessoria do Batalhão.
(Informações e fotos: Comunicação Social 50ºBPMI)