Polícia Civil desarticula organização criminosa de estelionato digital
A Polícia Civil da Paraíba, em conjunto com a Polícia Civil do Piauí, deflagrou na quinta-feira (21) a Operação Indébito, voltada ao combate de crimes cibernéticos contra clientes de planos de saúde.
Foram cumpridos 80 mandados judiciais em diferentes estados, incluindo prisões temporárias, buscas e apreensões, além do bloqueio de 43 contas bancárias ligadas aos investigados. Itu foi uma das cidades em que houve mandados.
As investigações apontam que a quadrilha utilizava sites falsos e anúncios patrocinados para enganar pessoas que buscavam serviços como emissão de segunda via de boletos. Após o primeiro contato, os criminosos se passavam por atendentes em aplicativos de mensagem e induziam ao pagamento de boletos falsos. O dinheiro era desviado para contas de “laranjas” e rapidamente movimentado, dificultando o rastreamento.
Mais de 200 vítimas foram identificadas em todo o país, inclusive em Itu, onde a Polícia Civil tinha em mãos um mandado de prisão temporária, mas o alvo não foi localizado.
Na Paraíba, foram presos cinco suspeitos e apreendidos diversos equipamentos eletrônicos. A operação envolveu diferentes unidades especializadas da Polícia Civil.
A Polícia orienta a população de Itu e região a redobrar a atenção ao acessar links e efetuar pagamentos online, sempre conferindo a autenticidade dos sites e boletos.
Com informações e fotos: Polícia Civil Paraíba/Itu
