Maus-tratos aos animais: Polícia e CRMV firmam parceria
Na manhã de terça-feira, 25/07, o Delegado de Polícia Wilson Negão, Diretor do Deinter 7 Sorocaba, recebeu o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária, o senhor Odemilson Donizete Mossero, para um importante encontro. O objetivo da reunião foi estabelecer uma parceria entre a Polícia Civil e o CRMV, visando oferecer apoio e assistência técnica em casos que envolvam maus tratos de animais.
A cidade de Sorocaba, juntamente com os outros 78 municípios sob a jurisdição do Deinter 7, participará de um ‘projeto piloto’, onde, inicialmente, os Delegados de Polícia que atenderem casos de maus tratos contra animais contarão com a colaboração de um médico veterinário designado pelo Conselho.
Essa parceria permitirá que o veterinário possa constatar imediatamente as evidências de violência e elaborar um laudo que comprove a materialidade do crime, além de indicar o local adequado para o encaminhamento do animal.
O projeto, que conta com o apoio do Secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, um defensor da causa animal, pretende expandir essa parceria para atuar em outras situações, como o combate ao exercício irregular da medicina veterinária, abatedouros clandestinos e venda ilegal de medicamentos veterinários, ampliando o suporte mútuo entre as instituições.
O Delegado Wilson Negrão, preocupado também com o bem-estar dos animais, almeja melhorar ainda mais as condições de atendimento da Delegacia de Proteção Animal de Sorocaba, que atualmente opera junto ao 2º Distrito Policial.
Vale ressaltar que o Estado de São Paulo conta também com a Delegacia Eletrônica de Proteção dos Animais (Depa), onde é possível denunciar maus-tratos e atos de crueldade contra animais de forma anônima. Quanto mais detalhada for a denúncia, melhor para a apuração policial.
Informações e foto: Assessoria de Comunicação – Polícia Civil – Sorocaba/SP