Polícia Militar completa 189 em SP
A Polícia Militar de São Paulo celebra aniversário de 189 anos neste 15 de dezembro. Houve cerimônias reservadas na Capital e no interior do estado, com especial atenção aos protocolos recomendados pelo Centro de Contingência do coronavírus. As tradicionais solenidades em comemoração à data foram suspensas em função da pandemia de Covid-19.
Nesta terça-feira, todas as unidades da PM realizam solenidades de hasteamento da Bandeira Nacional e leitura de nota alusiva ao evento. As reuniões serão organizadas com poucos policias em forma e respeito às normas de distanciamento.
Valor histórico
A Polícia Militar de São Paulo foi criada como Guarda Municipal Permanente, a partir de uma reunião do conselho da então província de São Paulo, realizada em 15 de dezembro de 1831 e presidida pelo Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar. Em seus quase dois séculos de existência, a instituição já foi denominada Força Policial e Força Pública, entre outras, e responde pelo nome de Polícia Militar do Estado de São Paulo desde 9 de abril de 1970.
Além do combate ao crime e da proteção aos cidadãos, também é atribuição da PM garantir o cumprimento das Leis e a preservação da Ordem Pública. Para garantir sempre efetividade em sua missão, a Polícia Militar desenvolveu e aperfeiçoou suas técnicas ao longo da história, de acordo com o que existia de mais moderno no mundo em termos de segurança, e criou unidades especializadas para atuar em diferentes demandas da sociedade.
Atualmente, a PM de São Paulo é integrada por batalhões especializados, como os de Policiamento de Choque e Ações Especiais, Corpo de Bombeiros e por unidades focadas nos policiamentos Rodoviário, Ambiental, de Trânsito e Radiopatrulha Aérea.