População reclama de falta de água; CIS diz que problema é pontual

O feriado prolongado não foi de descanso para muitos ituanos que tiveram que acordar cedo para utilizar água, com receio de que ela logo acabasse. Moradores de diversos bairros usaram as redes sociais para desabafar sobre o racionamento em suas casas e comércios.
“Se está tendo racionamento, precisamos saber, por que não avisam?”, lamentou Magali Pires, do bairro Alberto Gomes. “Você chega em casa e não pode nem tomar um banho”, disse Borges Farias. “O bairro São José está sem água há três dias e a CIS não sabe informar absolutamente nada”, reclamou Lú Blaya. “Não tenho uma gota de água aqui em casa”, contou Ana Lúcia Simão. “Sou do Jardim Mayard e aqui só chega água de madrugada. Hoje desde cedo estamos com a torneira seca”, reclamou Hieldegard Brentzel.
Em nota na sua página no Facebook, a CIS – Companhia Ituana de Saneamento declarou que “durante o final de semana, uma parte da população ituana ficou sem receber água tratada por alguns períodos. O problema se deu em razão de um defeito na automação dos filtros da ETA I que, somado ao alto consumo do período, desabasteceu diversos reservatórios. O problema foi prontamente solucionado, porém o alto consumo dificulta o enchimento dos reservatórios, prolongando o desabastecimento em algumas regiões. Nesta terça-feira, a maior parte da cidade já receberá água normalmente, porém pedimos que a população colabore evitando o desperdício.” O ETA I – Rancho Grande é responsável pelo tratamento de água de 70% da região.
Interrupções
Na última semana, a autarquia publicou quatro comunicados de interrupções emergenciais e programadas em dezoito bairros da cidade, alegando motivos diversos, como limpeza, manutenção e falta de energia.

Na imagem, vemos a represa do Santo Antonio, secando devido ao período de estiagem.

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