“Posto da Rodoviária” já está desativado
Quem for até o antigo prédio A.E.M. I “Dr. Virgílio Pereira Souza Lima”, ao lado da Rodoviária, encontrará o local fechado. Os atendimentos, desde quarta-feira, passaram a ser feitos junto ao PAM do Parque Industrial, Avenida Tiradentes, 980.
O prédio onde o serviço funcionava pertence ao Governo do Estado e era cedido gratuitamente para a municipalidade. Os proprietários já foram comunicados que o imóvel está vazio e a Secretaria Municipal de Saúde aguarda retorno a respeito da destinação do mesmo.
Segundo a Prefeitura, a mudança foi necessária pois “entre outras deficiências, o prédio está muito deteriorado, com falta de acessibilidade e de sanitários adaptados para deficientes, corredores estreitos, espaço físico com planejamento antigo que já não contempla as necessidades atuais do serviço, inviabializando o fluxo de atendimento dos usuários. Adicionalmente, não havia a disposição de estacionamento para os pacientes, muitas vezes com dificuldades de locomoção.”
Como se esses problemas não fossem suficientes, o local não dispõe de AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) e não seria liberado para uso diante de inspeção da Visa (Vigilância Sanitária). Vale ressaltar que o prédio é estadual e que, portanto, a Prefeitura de Itu investiria recursos para reformar imóvel que não é próprio e que, para isso, precisaria de autorização.
Aos usuários do serviço, a Secretaria de Saúde pede compreensão nos primeiros dias de funcionamento em novo endereço, uma vez que pequenas adequações sempre são necessárias.
O Ambulatório atende, em média, 2.500 pessoas por mês. No mesmo endereço, funciona também o A.E.M. II “ Dr. Sebastião Erb de Freitas” (Urologia).