Prédios abandonados causa transtornos para moradores do bairro Cruz das Almas
Nove anos após o início das obras, prédios estão inacabados e tem gerado preocupação aos vizinhos
Prédios inacabados localizado na Rua Sorocaba tem gerado transtorno e desconforto para os moradores que residem ao redor da construção. Isso porque a obra que está parada desde 2013, e começou com a expectativa de valorizar o bairro e as casas vizinhas, acabou virando um problema diário para aqueles que residem no bairro.
Entre os problemas enfrentados estão muita sujeira, lixo, mato alto, além de outras situações. “É um problema que enfrentamos há anos e ninguém faz nada. A Prefeitura diz que não pode resolver porque é uma construção particular, mas será que realmente não pode fazer nada?”, questiona uma moradora que não quis se identificar.
Há quase dez anos, desde o início das obras, as duas torres que deveriam ter recebido novos moradores, há anos está apenas no “esqueleto”. “Tudo que podiam tirar como fiação, vidros entre outras coisas que haviam nos andares foi levado por pessoas que frequentam o local”, conta os moradores.
Eles também dizem que suspeitam que pessoas estejam morando no local, pois é bem movimentado e relataram que as vezes escutam discussões e pessoas que ameaçam se jogar do prédio. “É desesperador quando vemos esse tipo de cena”, lamenta.
Lixo acumulado
Lixo, entulho, pinos de drogas e móveis velhos são alguns dos objetos encontrados no local.
“O lixo incomoda demais porque com isso começam a aparecer animais como ratos e baratas”, conta uma moradora. “Em apenas um final de semana matamos sete ratos em minha casa. É um absurdo!”, revela.
Os moradores ainda relatam que ouviram dizer que há duas cisternas dentro do terreno e que estão abertas. “Isso quer dizer que pode haver criadouro da dengue ali dentro. Teve um ano que quase todo mundo que mora ao redor dos prédios pegou dengue”, conta.
Eles dizem que não se conformam com a posição da prefeitura, pois para os vizinhos isso já virou questão de saúde pública. “Temos que conviver com ratos, baratas e a dengue porque a prefeitura de Itu diz que nada pode fazer. É lamentável termos que viver dessa forma há quase dez anos. E o pior, não sabemos por mais quantos anos iremos ter que conviver com esses prédios abandonados”, lamenta.
O Jornal de Itu entrou em contato com a Prefeitura de Itu para saber informações sobre as possíveis providências, porém até o fechamento da matéria não obteve resposta.
A redação também tentou contato com a Construtora Paulo Afonso via e-mail e telefone, porém não obteve retorno até a publicação desta matéria.
No site da construtora há um aviso dizendo que a empresa está em recuperação judicial processo número. 1040318-89.2016.8.26.0602.
O Jornal de Itu já havia relato os problemas gerados pelos prédios inacabados. Confira aqui (https://jornaldeitu.com.br/2020/10/21/predio-abandonado-tira-sossego-de-moradores-do-bairro-cruz-das-almas/)