Prefeito e vereadores anunciam redução em taxa de lixo, mas não convencem população

Na tarde desta segunda-feira (05/06), o prefeito Guilherme Gazzola se reuniu com os vereadores da base governista, que apoiam o Chefe do Executivo e aprovaram, em setembro do ano passado, a taxa do lixo.

Participaram da reunião Célia Rocha, Mané da Saúde, Normino da Rádio, Ricardo Giordani, Dr. Sérgio Castanheira, Luisinho Silveira, Pastor Marcos Moraes, Thiago Gonçales, Pastor Donizetti André e o ex-vereador Dito Roque.

Segundo a assessoria da Prefeitura, na ocasião foi criado um projeto de lei que possibilita a redução do valor da Taxa de Lixo para quem paga a tarifa mínima de água (10m³) no valor fixo de R$ 15. “Se aprovada, a medida beneficiará diretamente cerca de 28 mil residências, que corresponde a mais da metade dos lares ituanos”, diz o texto.

Na verdade, se os vereadores da base são maioria, não haveria motivos para o projeto não ser aprovado.

Renúncia fiscal

Apesar da tentativa do prefeito e sua base de reverterem a situação, depois do reflexo negativo pelos altos valores cobrados, desde janeiro, na conta mensal de água, a população não ficou tão empolgada com o comunicado. Nas redes sociais da Prefeitura, foram diversas críticas.

“Alguém conseguiu ler a legislação sobre renúncia fiscal ou não deu tempo? Engraçado lembrar que a primeira versão era “vamos cobrar porque somos obrigados””, lembrou Lúcio Breno. “Está chegando alguma eleição?”, ironizou Geverson de Oliveira.

“Chega a ser impossível fazer um comentário numa publicação tão ridícula. Um completo absurdo com os moradores da cidade conhecida na região pela falta da água”, destacou outra internauta.

Apesar de o secretário de Finanças não ter explicado os valores exatos da arrecadação do lixo e nem sua destinação, durante Audiência Pública na Câmara, a Prefeitura agora diz que o recurso pode ser usado para investimentos gerais, que não possuem relação direta com o saneamento do município, como “ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) do Pirajibu, CTR (Central de Tratamento de Resíduos) (…) iluminação pública com lâmpadas de LED, recapeamento, entre outras.”

“Iluminação pública? Mas a gente já não paga isso na conta de luz?”, contestou outra munícipe. Parece que não vai ser tão fácil reverter a impopularidade dos vereadores que apoiam o prefeito.

Enquanto ele não concorre mais às eleições, e não parece muito preocupado nem com sua imagem pessoal nem política, os representantes do Legislativo que são submissos a ele sentem as consequências de onerar o povo e cedem às pressões populares, com medo do resultado nas urnas do próximo ano.

(Foto: Prefeitura de Itu)

5 thoughts on “Prefeito e vereadores anunciam redução em taxa de lixo, mas não convencem população

  • Agora a verba já pode ser utilizada em qualquer coisa ? Sei!
    O jeito é fazermos uma limpeza geral na Câmara nas próximas eleições.
    #renovacaototaldacamaraem2024

    Resposta
    • A taxa de lixo que pagamos é para pagar o lixo dos “nossos” vereadores…. Na proxima eleição vamos limpar a Camara e colocar todo esse lixo para fora….

      Resposta
  • Quer dizer que a redução é para metade da população? E a outra metade? Que se “lasque” com essa taxa? E o que será feito com os que pagaram a taxa até agora? Serão ressarcidos? Há muitas perguntas e vou ficar de olho no projeto que vai para a Câmara! Votei contra essa taxa e vou continuar na luta pelo CANCELAMENTO DEFINITIVO da mesma! Se nada der certo, ano que vem o povo tira esses (des)governantes do poder! O povo precisa e quer renovação!

    Resposta
  • A taxa de lixo que pagamos é para pagar o lixo dos “nossos” vereadores. Na próxima eleicão vamos limpar a Camara e colocar todo esse lixo para fora….

    Resposta
  • Não esqueçam dos nomes dessas pessoas que estão contra os ituanos. Esse Luisinho Silveira perdeu seus valores correndo atrás do prefeito e ajudando a ferrar com o povo. Isso é nojento.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: