Prefeitura anuncia criação de Central de Tratamento de Resíduos

A Prefeitura de Itu anunciou nesta segunda-feira, 6, que deverá dar início, ainda neste ano, à primeira fase das operações da CTR (Central de Tratamento de Resíduos) do município.

Segundo o texto, o complexo industrial fará o tratamento e disposição final dos resíduos urbanos gerados no munícipio, cessando o uso dos dois aterros atualmente ativos (sanitário e inertes), com investimento de R$ 85 milhões.

 A implantação da CTR terá três fases distintas, com previsão de conclusão em 2026, quando menos de um terço dos resíduos sólidos domiciliares gerados em Itu necessitarão de aterro.

O prefeito Guilherme Gazzola disse que, desta forma, a “cidade atrairá novos investimentos, mais indústrias e, dentro de poucos anos, vai gerar renda com a produção de energia elétrica”.

Taxa

 Segundo o texto divulgado, a cidade produz, em média, 5 mil toneladas de lixo por mês., e o reaproveitamento dos resíduos possibilitará a produção do CDR (Combustível Derivado de Resíduo), com potencial uso por empresas produtoras de cimento em seus fornos.

 Nas etapas seguintes, a intenção é gerar o biogás, transformando-o em biometano, que poderá ser usado da mesma forma que o gás natural. Também por meio dos biogestores, será viável a produção de energia elétrica. Há ainda a opção da conversão dos resíduos do tratamento em produtos como, por exemplo, fertilizantes e blocos de pavimentação.

 A CTR de Itu contará ainda com barreira de proteção para minimizar possíveis odores causados pelo tratamento e também para prevenir o acesso de animais no complexo.

A Prefeitura não informou o local em que será a obra.

O anúncio da CTR vem logo após o começo da cobrança da taxa do lixo, que tem causado revolta na população pelos altos valores cobrados.

One thought on “Prefeitura anuncia criação de Central de Tratamento de Resíduos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *