Prefeitura dá esclarecimentos sobre árvores cortadas
Cortes de árvores, realizados pela Prefeitura, em praças centrais do município, deixaram muita gente indignada nesta semana. Nossa reportagem esteve no local dos cortes: Praça do Carmo e Praça do Quartel.
O primeiro espaço passa por processo de revitalização, e segundo a Prefeitura as vegetações que foram retiradas do local estavam comprometidas, o que foi constatado após serem vistoriadas por técnicos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Questionamos se havia laudo sobre isto e a Prefeitura nos enviou uma cópia (veja aqui).
Praça do Quartel
O corte de uma grande árvore em frente ao Quartel de Itu também comoveu os ituanos. Por sua beleza, era constante cenário de fotos de noivos e noivas, após se casarem no Cartório localizado na praça.
“O corte de árvore na Praça Duque de Caxias somente ocorreu após vistoria e emissão de laudo da Defesa Civil indicando o risco eminente de acidentes em decorrência do porte e condições da árvore. É importante conscientizar a população que nenhum corte de árvore é realizado pela Prefeitura deliberadamente, sem a prévia avaliação e a comprovação efetiva dessa necessidade.”
Escola
Questionamos a Prefeitura também sobre uma árvore que caiu, em fevereiro, na Emei Prudente de Moraes. Na época, a Prefeitura afirmou que a vistoria em árvores do município era um fator complexo. Então, como houve tantos laudos e cortes em uma única semana?
“De fato, a Prefeitura apresentava lentidão para avaliar as necessidades de poda ou cortes de árvores em perímetro urbano. Visando dar mais celeridade ao processo, um técnico do Meio Ambiente foi transferido recentemente à Secretaria de Serviços Urbanos. Essa alteração tem resultado em avaliações mais rápidas, lembrando que a demanda dessa situação de expectativa é de aproximadamente 700 árvores”, informou a Assessoria.
Revitalização Praça do Carmo
A prefeitura também informou que a verba de R$ 1 milhão, do Departamento Estadual de Desenvolvimento das Estâncias, será utilizada para reforma geral do sanitário público, substituindo toda a hidráulica, elétrica, revestimentos e pisos; criação de um sanitário PNE unissex junto ao sanitário; novo acesso adequado à acessibilidade aos sanitários; recuperação e limpeza do piso de mosaico português; na Fonte de Água será instalado revestimento cerâmico 10×10; pintura do Palco; recuperação e pintura de todos os canteiros; restauração dos bancos e das lixeiras, as instalações elétricas serão renovadas com iluminação em L.E.D. nos postes e nos refletores das árvores e o playground receberá piso intertravado emborrachado, novo alambrado, rampa de acesso e novos brinquedos.
“No paisagismo deverão ser eliminados do local pragas e ervas daninhas, bem como deverão ser removidos todos os entulhos existentes, após a limpeza deverá ser executado o plantio de árvores e espécies de vegetações mais adequadas à Praça.”