Prefeitura desativa Centro de Atendimento à Dengue após redução de casos
A partir desta segunda-feira (12/05), o Centro de Atendimento à Dengue (CAD) da UBS 05 (Rancho Grande) deixará de funcionar considerando a redução dos casos da doença no município. No local serão oferecidos apenas os serviços de Unidade Básica de Saúde.
“O atual cenário epidemiológico de nossa cidade mostra uma queda no número de casos de dengue, o que nos permite desativar um dos CAD. Os dois médicos que atuavam no referido CAD passarão a atender na Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24h, ampliando para 25 o quadro de profissionais médicos que se revezam em plantões diurnos e noturnos nesse serviço de urgência e emergência”, informou o secretário municipal de Saúde, Tiago Texera.
Na manhã desta segunda-feira (12), a cidade tem 5.043 casos confirmados da doença e seis mortes, com duas em investigação.
O CAD instalado na Secretaria Regional do Pirapitingui continuará em pleno funcionamento como uma das referências para o atendimento de casos suspeitos de dengue, de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h, e aos sábados, das 7h às 13h.
Ao apresentar dois ou mais sintomas de dengue, uma pessoa pode procurar, além do CAD na Secretaria Regional do Pirapitingui, a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência. O horário de atendimento dengue nas UBS é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, na UBS 2 e na UBS 5, e das 8h às 17h nas demais UBS.
Em casos de agravamento da doença, com sintomas como dor abdominal persistente, sangramento de mucosas (nariz, gengiva), vômitos persistentes, a pessoa deve procurar a UPA 24 horas, na Avenida Nove de Julho, 691, Padre Bento, o PAM da Vila Martins – 24 horas, na Rua Dr Itagiba Vilassa, ou o Hospital da Criança, na Rua Joaquim Bernardes Borges, 420, Centro, também com atendimento 24 horas.