Prefeitura diz que, após rompimento de Núcleo da Floresta, resgates de animais continuarão normalmente
O biólogo Rafael Mana, responsável pelo CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) Núcleo da Floresta, anunciou neste domingo, nas redes sociais, o fim da parceria com a Prefeitura de Itu.
O CRAS era responsável, até então, por cuidar dos animais silvestres capturados em Itu, e se destacou por capturar e cuidar de onças-pardas encontradas nas áreas urbanas da cidade nos últimos anos.
Segundo Rafael, o Núcleo recebia R$ 3 mil mensais, e apenas em 2024 foi responsável por acolher mais de mil animais, mas o rompimento se deu “devido à falta de cumprimento das responsabilidades financeiras por parte da municipalidade. Infelizmente, para a Secretaria da Saúde, responsável pela contratação e pagamento, nosso trabalho parece ser supérfluo. Nestes últimos 06 meses vimos pedindo, alertando e comunicando a inviabilidade da continuidade dos serviços, até que a situação se tornou insustentável.”
A Prefeitura diz que os serviços de resgate, acolhimento, tratamento, reabilitação e soltura de animais silvestres não foram e nem serão suspensos e prosseguem normalmente por meio da Secretaria de Meio Ambiente.
“Aproveitamos para esclarecer que o Poder Público Municipal foi surpreendido pela postagem de rescisão unilateral do contrato 88/2023. A Municipalidade não observa razão para tal rescisão e informa que as providências administrativas relativas à empresa serão adotadas na forma da Lei.”

Muito triste esse rompimento, porque resgatar e soltar para quem tem experiência é fácil. E cuidar? Fazer cirurgias quando esses animais precisam? A onça resgatada aqui vai ter que tirar os olhos. Será que fariam isso aqui? Onde? A época de reprodução dos Saruês estão chegando, como vai fazer? Resgatar e soltar os bebês? Porque acompanho sempre pelas redes sociais, eu inclusive já levei ninhada de filhotes no Meio Ambiente e eles estavam esperando o Rafael vir buscar porque no ano passado não tinha quem cuidasse a noite toda, tem que alimentar os bebês o tempo todo. Sinceramente espero que a prefeitura reveja isso, tenta um acordo para voltar o convênio, mesmo que foi o Núcleo que tenha rompido.
06 MESES PARA ACERTAR A SITUAÇÃO E NADA? DEVEM ESTAR MUITO ATAREFADOS!