Prefeitura exige Cartão Cidadão para cursos gratuitos
A Prefeitura de Itu abriu nesta semana o cadastro online para o processo de seleção dos cursos profissionalizantes presenciais gratuitos do Centro de Capacitação Inclusiva – Universidade do Trabalhador (CCI Unit) para o segundo semestre de 2023, ministradas nas unidades do Centro e da Subprefeitura do Pirapitingui.
Para se cadastrar, porém, o cidadão tem que entrar na plataforma ItuDigital, em que sem o número do Cartão Cidadão não é possível o acesso.
A mesma situação para vagas nos cursos de violão, desenho, teatro, piano e teclado, da Emia (Escola Municipal de Iniciação Artística) “Manolo Santoro”, na Casa da Cultura: inscrições apenas pelo portal.
Até cursos de aprimoramento profissional e de habilidades em plataforma que conta com tecnologia do Uol Ed Tech, tais como: negócios, planejamento de tempo, carreira e intraempreendedorismo, entre outros, oferecido pela Pepsico, em parceria com a Prefeitura de Itu, com 500 vagas em mais de 20 opções de cursos on-line do projeto Vencendo pela Educação, também têm como única forma de ingresso o portal.
Vale lembrar que muitas pessoas não conseguiram o Cartão Cidadão por questões burocráticas e o Ministério Público proibiu a exigência do documento para bens essenciais à população, como Saúde e Educação.
(Foto: Prefeitura de Itu)