Prefeitura muda gestão da Guarda Civil Municipal
A Prefeitura mudou, nos últimos dias, quatro nomes na gestão da Guarda Civil Municipal.O Secretário da Segurança Pública, Trânsito e Mobilidade Urbana, Emerson Luciano de Almeida Drague, permanece, e atualmente acumula também o cargo de Ouvidor.
Além de Ouvidor, foram substituídos comandante, corregedor e secretário adjunto.
O anúncio do novo comandante foi feito destacando a trajetória de Daniel Luiz Aparecido de Paiva: “possui uma carreira notável de 26 anos na instituição, iniciada em maio de 1999. Sua trajetória é marcada por promoções por mérito, alcançando os postos de Guarda de 2ª Classe em 2004, 1ª Classe em 2014, Subinspetor em 2023 e, finalmente, Comandante em 2025. Antes de ingressar na GCM, serviu no Exército Brasileiro de 1997 a 1999, onde foi reconhecido como o “Praça Mais Distinto” de 1997, destacando-se por sua conduta exemplar, disciplina e liderança, valores que moldaram sua postura profissional” e “liderança é caracterizada pela proximidade com a tropa, capacidade de escuta e tomada de decisões justas”.
A Secretaria de Segurança Pública também anunciou o novo Corregedor da Guarda Civil Municipal de Itu, Joao Alberto Cantanhede Toledo Cordoba, que assumiu em 24 de Junho “a importante função com um perfil técnico e acadêmico exemplar. Tendo ingressado na GCM em 1º de julho de 2021, sua carreira é marcada por um rápido reconhecimento de sua capacidade e dedicação” e que “a nomeação de Cordoba representa o fortalecimento da disciplina e da integridade na corporação, assegurando que os mais altos padrões de conduta sejam mantidos.”
O secretário adjunto foi divulgado no sábado, durante uma reunião no bairro Cidade Nova. Edvaldo Garcia Paes até então era diretor do Gabinete do prefeito Herculano.
Com mais de 30 anos de experiência na Polícia Militar, incluindo serviço no Exército e atuação em unidades de elite como a ROTA, tem formação Superior em Segurança Pública e especializações em gestão.
Segundo a Prefeitura, “as mudanças na Guarda Civil Municipal integram um processo natural de ajustes internos, com foco no fortalecimento da gestão e na melhoria das ações da corporação em benefício da segurança pública do município.”
