Prefeitura tem quase mil cargos comissionados e gratificados

Em resposta à um requerimento do vereador José Galvão, a Prefeitura informou na Sessão de Vereadores desta terça-feira, 22,  que, atualmente, o Executivo Municipal emprega 759 funcionários de confiança; 26  funcionários comissionados;  36 servidores efetivos recebem gratificação (o popular FG); e 160 cargos de livre nomeação e exoneração estão ocupados.

O total é quase mil funcionários entre comissionados e servidores efetivos que recebem alguma gratificação. A prefeitura tem, segundo o site da Transparência, um total de 4.605 servidores.

No primeiro ano do governo Guilherme Gazzola, eram 4.432. Em julho daquele ano, 2017,  o prefeito afirmou que iria reduzir em 35% os cargos comissionados. “Queremos evitar os chamados cabides de empregos”, disse.  

Dúvidas

O vereador também destacou a alteração em horários de linhas rurais, como Eldorado e Porta do Sol, que teve a resposta da Prefeitura justificando poucos passageiros e dizendo que o tráfego melhorou, com mais linhas disponíveis.

José Galvão também questionou o grande número de caminhões pipas por toda a cidade e quanto isto estaria gerando custos aos cofres públicos. “O problema da água não foi resolvido?”. O mesmo questionamento foi feito pela vereadora Maria do Carmo. “Hoje o Jardim Aeroporto está sem água, mas isso não foi resolvido? Deve ser alguma manutenção, né?”

Palavra Livre

Outros vereadores também usaram a Palavra Livre para contestar. O vereador Sérgio Castanheira lamentou a extinção Controle de Endemias (Sucen) e Maria do Carmo destacou também a extinção do a Fundação para o Remédio Popular (Furp). “Vai ser um impacto para as Prefeituras”, destacou a vereadora. “É um descaso com a saúde pública”, lamentou Castanheira.

Dito Roque também falou sobre o projeto estadual e demonstrou preocupação caso ele seja aprovado.

O vereador Luciano do Secom, que é candidato a vice-prefeito na chapa do prefeito Guilherme Gazzola, comentou que fez o pedido na Prefeitura de dois cortes de árvores e lamentou o comentário de um diretor do Meio Ambiente nas redes sociais de que “vereadores fazem política com corte de árvores.”

“Todo o trabalho social e esportivo que nós fazemos abriu portas para a população nos procurar. É lamentável esse tipo de coisa”, disse o vereador. “A gente colabora por três anos e meio para depois levar esse tapa na cara”, desabafou. “Se é parceiro, é parceiro. Tudo tem limites. Nós representamos o povo!”  Outros vereadores apoiaram Luciano.

Sessão

Durante a sessão, foi aprovado o título de reconhecimento público à Associação Amigos Do Teatro E Escola De Música Eleazar De Carvalho – ASSATEMEC” (projeto do vereador Macruz); o Título de Cidadão Ituano para André Roedel, chefe de Redação do Jornal Periscópio, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à comunidade ituana (pelo vereador Ricardo Giordani); e pelo vereador Thiago Gonçales a declaração de utilidade pública do Centro Espírita Pai Xangô; do Templo Sagrado Obaluaê Iansã Senhor Ogum Casa Senhor Zé Pilintra; e da Tenda de Umbanda Caboclo Gira Mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: