Consumidores vão gastar mais com presentes para o Dia dos Pais

Pesquisa de intenção de compras aponta que mais da metade não pretende gastar com presentes

Receba as principais notícias do dia no WhatsApp!
Entre agora no nosso grupo oficial e fique por dentro de tudo em primeira mão.
👉 Entrar no grupo do WhatsApp

Pesquisa sobre presente para o Dia dos Pais, encomendada pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) à PiniOn, aponta que este ano 41,6% dos entrevistados em todo o país pretendem gastar mais do que em 2021, enquanto 39,1% desejam o oposto. Foram entrevistadas 1.693 pessoas.

Os entrevistados responderam a um questionário sobre intenção de comprar, ticket médio, forma de pagamento e tipo de presente. Este ano o percentual dos que pretendem comprar presentes no Dia dos Pais subiu de 32,2% no ano passado para 35,3% este ano. Por outro lado, houve aumento também sobre os que não pretendem comprar. Em 2021, 42% disseram que não comprariam presentes, enquanto este ano são 49,3%. Os indecisos saíram de 19,4% no ano passado para 15,4% este ano.

O valor dos presentes para o Dia dos Pais deve ficar entre R$ 50 e R$ 150, de acordo com a maioria dos entrevistados (71,8%). O resultado da pesquisa também mostrou que em 43,4% dos ouvidos na pesquisa darão preferência pela compra presencial e em pequenos estabelecimentos e, 60,9%, em lojas físicas.

“A intenção de compras para equipamentos digitais, tais como celular, computador, notebook e tablets está menor. Isso é explicado pela queda na renda, provocada pelo desemprego, pela maior inflação e encarecimento do crédito”, aponta o economista da ACSP, Ulisses Ruiz de Gamboa.

Presente para o Dia dos Pais

tabela nacional.jpg

 Intenção de compras

A pesquisa de intenção de compras da ACSP ouviu entrevistados no Estado de São Paulo. O recorte aponta que, de maneira geral, os consumidores continuam menos a dispostos para comprar de forma parcelada. A maioria prefere pagar à vista, no débito ou no pix. “Essa menor intenção de parcelamento das compras pode ser associada aos juros e menores prazos de financiamento”, analisa Ruiz de Gamboa.

No estado de São Paulo, ao contrário da amostra nacional, a maioria dos entrevistados (46,8%) declarou não ter pretensão de gastar mais do que em 2021 para o presente do Dia dos Pais . Quem respondeu que vai gastar, 66,7% disseram que farão pagamento à vista e apenas 33,3% vão parcelar.

tabela estado de sp.jpg

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *