Presidente Lula visita Salto e reclama de Tarcísio
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, na manhã desta quinta-feira (4), da entrega de 280 ambulâncias do SAMU para 248 municípios de 24 estados.
Ele visitou a fábrica da Flash Engenharia, e conversou com os funcionários. Em seguida, foi até o local da cerimônia, em que estavam a imprensa, autoridades e apoiadores.
Ele estava acompanhado de autoridades, como o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e da ministra da Saúde, Nísia Trindade, entre outros, como prefeitos de Avaré, Cruzeiro e São Luiz do Paraitinga.
O prefeito local, Laerte Sonsin, do PL, partido de Bolsonaro, não teria sido convidado para o evento.
O presidente fez questão de dizer, porém, que governa para todos, sem olhar partido nem time de futebol. “Não vê eu aqui, com o Alckimin?”, disse, se referindo ao fato de o vice-presidente já ter sido seu opositor político.
“Vocês poderiam me perguntar: o cargo de presidente é tão importante, por que um presidente sai de Brasília e vem em uma cidade pequena como Salto entregar ambulância? Sabe por que eu vim? Porque eu trato a questão da saúde como se fosse um filho. E eu vim aqui para tirar uma foto e para o povo saber que esse país já teve muitos presidentes (…) mas é a primeira vez que se tem um metalúrgico”, disse Lula, que ocupa o cargo pela terceira vez.
No local também estavam os pré-candidatos a prefeito pelo mesmo partido do presidente: Professor Anderson, de Itu, e o vereador Antônio Cordeiro, de Salto.
O tema eleições municipais não foi abordado, mas Lula lembrou de outro político: o governador Tarcísio de Freitas, dizendo que o chefe do Executivo Estadual foi convidado para o evento em terras saltenses, mas não compareceu. “É uma pena”.
Sem citar o nome do ex-presidente Jair Bolsonaro, fez críticas à gestão do seu antecessor por diversas vezes.
Na saída do evento, dois carros passavam em frente ao local gritando ofensas ao presidente, com autos falantes.
Veja discurso do presidente aqui:
Segunda vez
É a segunda vez que o presidente Lula visita Salto. Em 2005, ele esteve na cidade para anunciar a vinda do Instituto Federal.
(Com informações Jornal de Salto)