Projeto “Clássicos em Cena” traz concerto gratuito para Itu

Um dos mais destacados grupos brasileiros de música de câmara – termo usado para a música erudita executada em formações menores -, o La Follia faz uma apresentação especial gratuita em Itu, no dia 10 de maio (sexta-feira), às 20h. O concerto faz parte do projeto Clássicos em Cena e será no Espaço Cultural Almeida Jr.

O local histórico é o cenário ideal para o concerto do grupo La Follia. Formado pela cravista Helena Jank, Rogério Peruchi (flauta), Glaucia Pinotti (violino) e Cristina Geraldini (violoncelo), o La Follia formou-se há 10 anos, em circunstâncias que remetem a um período específico da música europeia. Follia é um termo usado para uma modalidade musical do período barroco, que surgiu em Portugal, na segunda metade do século XV, ligada a eventos cantados e dançados.

A música era baseada em uma estrutura muito simples sobre a qual músicos improvisavam livremente ou seguiam indicações de improvisação fornecidas pelos compositores.

A noite em Itu será dedicada a compositores de obras conhecidas do grande público, como Vivaldi e Joseph Haydn, um dos mais importantes compositores do período clássico, além de outras surpresas.

A concepção do projeto Clássicos em Cena, idealizado pelo próprio Módolo em colaboração com o produtor cultural Antoine Kolokathis, fundador da Direção Cultura, tem como ponto central a propagação de música clássica e instrumental de maneira gratuita e acessível ao público. O projeto nasceu no ano 2000 e já passou por mais de 15 cidades.

A edição Clássicos em Cena – La Follia tem patrocínio do banco Itaú Unibanco, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e passou também pelas cidades de  Indaiatuba, Piracicaba, Campinas, Rio Claro. 

Serviço:

Ministério da Cultura e Itaú apresentam:

Projeto Clássicos em Cena

Grupo convidado: La Follia

Entrada Franca

Data: 10 de maio de 2024

Horário: 20h

Local: Espaço Cultural Almeida Jr. – Rua Paula Souza, 664 – Centro (Itu/SP)

Mais informações: www.classicosemcena.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *