Projeto pioneiro que nasceu em Itu completa 19 anos

Um projeto pioneiro, que nasceu em Itu e está atualmente em quase todas as cidades do Estado e em outros municípios brasileiros, completou 19 anos no sábado (5).

O Centro Dia do Idoso “Agenor Bernardini” foi criado em 2006, para atender aos idosos semidependentes que não tem com quem ficar durante o dia, enquanto seus familiares trabalham. O local dispõe ainda de equipe multidisciplinar e serviço de transporte gratuito.

Lá os idosos participam de atividades como artesanato, jogos de raciocínio, prática de atividades físicas, tem seus momentos de descanso, tomam seus remédios nos horários certos e fazem suas refeições.

Tudo começou com um gesto de solidariedade e um olhar atento às necessidades dos que mais precisam. A primeira-dama Rita Passos lembra que, ao visitar um asilo da cidade (atualmente chamados de lar de idosos), encontrou uma senhora chorando em seu quarto.

Tentou consolá-la, mas voltou para casa comovida. Ao comentar com o marido, ele disse que muitas famílias não tinham com quem deixar um familiar idoso e não poderiam deixar de trabalhar para manter a casa.

Surgiu então, em 2006, o Centro Dia do Idoso, durante o governo de Herculano. Rita lembra ainda que quando foi Secretária Estadual implantou o projeto em todo o território paulista, e depois, como Secretária Nacional, levou também para outros locais do país.

Durante o evento, a frequentadora mais antiga do local recebeu uma homenagem:  Antônia Barbosa vai, de segunda a sexta, ao Centro de Idosos, há 15 anos. Familiares e funcionários comemoraram a data com os assistidos, com música e bolo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *