Queda na renda faz população de Itu cair da classe C para a classe D, diz IPC

Um levantamento do IPC Maps mostra que a cidade de Itu (SP) sofre com os problemas financeiros da população que vem caindo de classe social, pela queda na renda, também causada pela diminuição no número de empresas. Os dados divulgados nos últimos dias mostram que a cidade segue uma tendência do Brasil, que viu a pobreza aumentar assustadoramente.

De 2021 para 2022 Itu perdeu participação no cenário de potencial de consumo nacional, saindo de uma participação de 0,11186% em 2021 para 0,11000% em 2022. Isso é o equivalente a menos R$ 104,8 milhões no bolso da população. Itu está na 45ª colocação no ranking estadual de potencial de consumo (dentre os 645 municípios paulistas) e na 144ª posição no ranking nacional, dentre os 5.570 municípios brasileiros.

O que causou essa queda é a saída de pessoas da classe C para a classe D/E, ou seja, mostra que uma boa parcela dos domicílios do município está enfrentando problemas financeiros e teve sua renda comprometida para valores menores que os de 2021.

O recorte da pesquisa ainda mostra outros dados importantes: a classe C é a que tem o maior potencial de consumo em diversas áreas como habitação, eletroeletrônicos, transporte urbano e medicamentos. A classe B é a que mais gasta com alimentação fora do domicílio, com veículo próprio e com plano de saúde, além de educação, viagens e materiais de construção.

One thought on “Queda na renda faz população de Itu cair da classe C para a classe D, diz IPC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: