Queijo Republicano da Bonanni recebe selo de inspeção municipal
No dia 16 de abril, os proprietários da Queijaria Bonanni, Fernanda e Rodrigo Bonanni, participaram de uma cerimônia oficial no Gabinete do Prefeito de Itu, Herculano Passos, para a entrega do Selo SIM/SISBI (Serviço de Inspeção Municipal) para o novo Queijo Republicano que homenageia a cidade de Itu.
O encontro contou com a presença de autoridades municipais como o Secretário da Agricultura, Adilson Pereira, o Secretário de Relações Institucionais, João Carlos Ramos, André Ariza, Coordenador do SIM e a vereadora Ana D’elboux.

Pioneira
A Queijaria Bonanni foi a primeira a receber o Selo de Inspeção Municipal (SIM), em 2014, e, no ano seguinte, o SISBI, certificando oficialmente todos os seus produtos. Agora, em 2025, com o lançamento do Queijo Republicano — uma criação autoral da marca —, a Bonanni amplia sua linha e reafirma seu compromisso com a qualidade e a segurança alimentar.
Para Jhonatas Rodrigues, médico veterinário e responsável técnico da Bonanni, a obtenção do Selo SIM para o novo queijo representa mais do que o cumprimento de uma exigência legal. “Trata-se de um reconhecimento da excelência no processo de produção, garantindo que o alimento segue rigorosos padrões higiênico-sanitários. Para o consumidor, é a certeza de adquirir um produto seguro, inspecionado e em conformidade com as normas sanitárias vigentes”, explica ele.
Com a conquista da certificação, a Queijaria Bonanni se prepara para lançar o aguardado Queijo Republicano, um novo produto que promete conquistar o paladar dos ituanos e turistas e reforçar o orgulho da produção artesanal local. “Itu, o Berço da República, foi cenário da histórica Convenção de 1873, que deu origem à República no Brasil. O Queijo Republicano une tradição e a história da nossa cidade.”, explica Fernanda Bonanni.
Além da Queijaria Bonanni, outros dois produtores também receberam o selo na ocasião: a charcutaria Stolf Produtos Artesanais e a Jota Frango, distribuidora de ovos caipira. A iniciativa reforça a confiança do consumidor, valoriza o produtor local e contribui diretamente para o desenvolvimento econômico da cidade.
