Racionamento é tema de discussão entre vereadores
Em Palavra Livre, assunto foi abordado pelos representantes do Legislativo
O racionamento de água em Itu foi o tema mais discutido pelos vereadores na Sessão de Câmara desta semana. Enquanto os de oposição não pouparam críticas, os de situação ressaltaram que a crise hídrica não atinge só Itu, citando reportagens sobre o tema.
O vereador Dr. José Galvão lembrou que “falaram que o problema tinha sido resolvido, e estamos observamos uma situação calamitosa. Além disso, é preciso um atendimento melhor à população”.
A vereadora Maria do Carmo Piunti disse que houve “uma grande mentira eleitoral. Como falaram em segurança hídrica sem nem o desassoreamento de represas foi feito? E como ficamos no meio de uma pandemia, sem água.”
O vereador Eduardo Ortiz lembrou que a CIS gastou mais de 1 milhão em patrocínio do Ituano Basquete. “Muitas outras empresas poderiam patrocinar o time. A sensação é de que estamos de volta a 2014. E as pessoas que reclamam são bloqueadas das páginas oficiais, isso é absurdo!” . Ele também falou sobre vazamentos na Estrada do Pau d´alho, nas tubulações do Mombaça, que foram minimizados por vereadores da situação.
Dito Roque afirmou que esteve no mesmo local e que, além da estrada estar ótima, os vazamentos são insignificantes. “Sou otimista, tenho certeza que a CIS irá resolver o problema (de falta de água)”. Célia Rocha destacou que “nunca houve tanto investimento”. Luisinho Silveira também falou sobre o clima e que o problema não é só em Itu.
Dr. Marcos Moraes disse que é preciso “rezar para Deus enviar chuva”. O também pastor Donizetti André disse que “todos os vereadores estão empenhados para que a água chegue à casa das pessoas” e que “Deus irá olhar pela nossa cidade”.
O presidente Thiago Gonçales ressaltou que nunca disse que o problema hídrico da cidade estava resolvido e que isso irá demorar muitos anos. “O rodízio não está sendo cumprido e nem vai ser, é importante ser claro. Na semana passada eram seis caminhões, nesta são 18. Destes, dois são para Saúde e dois para escolas. Cada um tem 20 mil litros e cada casa pode ser abastecida com até mil litros”, explicou.
A sessão foi a última do mês. De acordo com o artigo 106 do Regimento Interno da Câmara, as sessões parlamentares ocorrem nas quatro primeiras terças-feiras do mês. Como o mês de agosto de 2021 possui cinco terças-feiras, não há sessão legislativa na próxima semana.
A25ª Sessão Ordinária acontece no dia 09 de setembro, quinta-feira, às 16h, no Plenário da Câmara. A sessão ocorrerá na quinta-feira em razão do Feriado de Dia da Independência, celebrado em 07 de setembro.
Honrarias
Em discussão única, o plenário concedeu três honrarias por unanimidade. São elas:
Projeto de Decreto Legislativo Nº 10/2021, proposto pela vereadora Maria do Carmo Thomaz Piunti, que concede Título de Cidadania Ituana ao senhor Chistian Arntsen;
Projeto de Decreto Legislativo Nº 18/2021, de autoria da Mesa Diretora, que determina a concessão do Diploma e Medalha Padre Bento Dias Pacheco ao Senhor João da Silva Filho;
Projeto de Decreto Legislativo Nº 19/2021, também proposto pela Mesa Diretora, que concede o Diploma e Medalha Pastor Daniel Berg CONAMAD – Convenção Nacional das Assembleias de Deus no Brasil – Ministério Madureira e CGADB – Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil.
Os projetos de decreto legislativo seguem para sanção do presidente da Câmara.
Segunda discussão
Em segunda discussão, o Projeto de Lei Nº 6/2021, proposto pela vereadora Célia Rocha, que denomina o trecho pertencente a Itu da ciclovia que liga Itu a Salto como “Ciclovia Chiara Lubich” foi aprovado por unanimidade.
Também em segunda discussão, o Projeto de Lei Nº 65/2021 proposto pelo vereador Dr. José Galão, que declara de Utilidade Pública a “Igreja Cristã DNA de Deus” recebeu voto favorável de todos os vereadores.
Ambos projetos seguem para sanção do prefeito.
Primeira discussão
Em primeira discussão, o Projeto de Lei Nº 70/2021, de autoria da vereadora Célia Rocha, que denomina o Sistema de Lazer III, no Bairro Itu Novo Centro, como “Sistema de Lazer Menezes & Sgarbi Assessoria Contábil” foi aprovado por unanimidade.
O Projeto de Lei Nº 74/2021, que altera o Artigo 6º da Lei Municipal Nº 2323/2021, de 17 de junho de 2021, proposto pelo vereador Donizetti André, também foi aprovado por todos os vereadores. A referida lei cria o Banco de Ideias Legislativas em Itu. O projeto será desenvolvido pela Câmara de Itu.
Proposto pelo vereador Dito Roque, o Projeto de Lei Nº 75/2021, que denomina a atual “Rua 06” do Residencial Saint Paul como “Rua Izabel Moraes da Costa” foi aprovado por unanimidade.
O último projeto em pauta foi o Projeto de Lei Nº 76/2021, proposto pelo vereador Thiago Gonçales, que denomina praça situada no Sistema de Lazer do Residencial Veneto, como “Praça Benedito Pazianoto” e que foi aprovado por unanimidade.
Pingback: Racionamento é tema de discussão entre vereadores » Agenda Itu