Rota Sorocabana: Itu faz parte das obras do governo do Estado
O Grupo CCR S.A venceu o leilão para a concessão da Rota Sorocabana na quarta-feira (30), com uma oferta de R$ 1,6 bilhão. O evento realizado na B3, em São Paulo, foi o segundo da Maratona de Leilões promovida pelo Governo de São Paulo para novas concessões e parcerias público-privadas.
A Rota Sorocabana inclui 94 quilômetros de duplicação de rodovias e 197,5 quilômetros de faixas adicionais, simples e duplas, com investimentos estimados em R$ 1,15 bilhão.
A nova concessão incorpora trechos atualmente administrados pela ViaOeste, cuja concessão se encerra em março de 2025, e outros administrados pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER).
O início das obras está previsto para 2025. Ao todo, serão beneficiados 17 municípios da região. A Castelinho (SP-075) terá 31,3 km de faixas adicionais em pista dupla entre Sorocaba e Itu, enquanto a Rodovia Castello Branco (SP-280) receberá 43,4 km de faixas adicionais em pista dupla, divididos entre São Roque e Mairinque (25,5 km) e em Itu (17,9 km).
Praças de pedágio
A concessão contará com pórticos do sistema de pedágio automático e de livre passagem, também conhecido como “free-flow”, que irá substituir as tradicionais praças de pedágio.
O free-flow permite a cobrança de tarifa sem a necessidade de cabines ou barreiras físicas, ou seja, o motorista não precisa parar o veículo para realizar o pagamento.
O sistema automático será implantado em toda a extensão do trecho concedido, totalizando 23 pórticos, permitindo a cobrança pelo trecho percorrido pelos usuários. Ao longo da extensão, os valores vão variar de R$ 0,83 a R$ 12,20, a depender do trecho.