SAAE e Prefeitura realizam série de ações para regularizar abastecimento de água
A Prefeitura de Salto e o SAAE iniciaram uma série de ações para regularizar o abastecimento de água.
Na quarta-feira (8), o superintendente da autarquia César Piva se reuniu com o prefeito Geraldo Garcia, o secretário de Governo Gilmar Mazetto e representantes da CPFL para definir medidas imediatas para enfrentar os desafios do abastecimento.
Entre as ações estão o incremento no volume de água captada no Ribeirão Piraí; redimensionamento do sistema de energia elétrica e troca das bombas na estação, tornando a captação mais potente e confiável. A intenção é o ganho de dezenas de litros de água por segundo, que serão aduzidos até a ETA Bela Vista para tratamento e distribuição aos reservatórios.
Simultaneamente, será intensificada a dragagem de lama e detritos na calha de captação do manancial, aumentando a disponibilidade de água e facilitando sua sucção.
Outra ação será a medição da pressão de água no Reservatório Panorama e em locais estratégicos das ruas Emílio Chierigini e Gentil Barrios. Dispositivos eletrônicos, conhecidos como dataloggers, foram instalados e irão gerar relatórios detalhados ao SAAE até o final desta semana.
Além disso, uma inspeção na adutora que atravessa toda a Rua Remmigio Dalla Vecchia foi realizada de ponta a ponta, com a utilização de aparelhos sensíveis capazes de detectar vazamentos ocultos e profundos. As manobras e sondagens no bairro prosseguirão até que a normalidade do abastecimento seja restabelecida.