Saci entrega Prêmio Padre Antonio neste sábado

A Saci (Associação dos Amigos da Cidade de Itu) e a empresa Padovani Materiais de Construção promovem neste sábado, 25, a partir das 16h, a entrega do Prêmio Padre Antonio Pacheco da Silva, na Rua Maestro José Vitório, 137.

O homenageado deste ano é o médico Miguel Ângelo Pedroso. “A homenagem que irá receber é pelo conjunto do trabalho realizado por ele e o reconhecimento de uma vida dedicada a ajudar o próximo”, explica a Comissão Organizadora, formada por 12 profissionais de saúde de Itu.

O cirurgião Miguel é referência nacional e conhecido em diversos países por ser pioneiro em padronizar cirurgia videolararoscópica. “Trabalhei em São Paulo, já fui para Portugal, Espanha, Argentina e México, mas me identifiquei muito com Itu”, diz ele que nasceu em José Bonifácio, e na Bélgica aprendeu técnicas que tornaram possível uma cirurgia que durava em média cinco horas ser feita em apenas uma, com apenas cinco corte e uma rápida recuperação.

“Já dei cursos em todas as capitais, treinei mais de 1.500 profissionais. Para mim, era claro que se Deus me deu esse dom, eu tinha que ensinar outras pessoas”, conta o profissional. “Em 2007, eu criei praticamente uma receita de bolo deste tipo de cirurgia, para todos da equipe saberem. Lancei a princípio em CD, depois em DVD, depois em site, e hoje em dia é um aplicativo, e em três anos já foi feito 25 mil downloads”.

E conclui: “Quando a gente se doa, a vida devolve. Você tem que fazer as coisas por paixão, sem pensar no resultado. O resultado vai acontecer”.

 

Pe. Antonio

“Em 2010, por ocasião das comemorações dos 400 anos de Itu, Ditinha Schanoski, Maria Celia Brunello Bombana e eu, organizamos um evento sobre Humanização em Saúde com foco em Cuidados Paliativos. O Patrono deste evento era o Padre Antônio Pacheco da Silva. Pois bem, ao resgatarmos a história dele, enxergamos a oportunidade de criarmos um prêmio que pudesse homenagear profissionais das mais variadas áreas de atuação na saúde, que com sua vocação e dedicação, enaltecem e contribuem com o nome de Itu”,  explica o médico José Carlos Safi.

Benemérito Pe. Antonio Pacheco da Silva (1752 – 1825) foi referência na gestão, cuidados e humanização na saúde,  construiu não só o primeiro hospital de Itu (Hospital dos Lázaros), a Capela do Senhor do Horto, como o primeiro serviço de abastecimento de água de Itu.

Na Igreja Senhor do Horto encontra-se uma placa que foi feita em 1908 para homenagear padre Antonio Pacheco da Silva, por ocasião do centenário do Hospital dos Lázaros, que neste ano completa 210 anos.

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *