Salão de Humor sobre Doação de Órgãos está com inscrições abertas
O Instituto GABRIEL, de Indaiatuba, está com os preparativos em andamento para a edição 2025 do Salão de Humor sobre Doação de Órgãos, um dos principais eventos de arte engajada do país.
Criado em 2008, o Salão usa o humor gráfico como ferramenta de mobilização social, sensibilizando o público sobre a importância da doação de órgãos e tecidos.
O Salão é aberto a cartunistas, ilustradores, caricaturistas, designers gráficos e estudantes de arte, brasileiros e estrangeiros, maiores de 18 anos. As obras devem ser originais, com conteúdo voltado ao tema da doação de órgãos. Técnicas digitais ou manuais são aceitas.
O período de inscrição segue até às 23h59 – Horário de Brasília – DF, de 1 de agosto de 2025. Informações completas e regulamento estão disponíveis em: https://www.gabriel.org.br/salao-de-humor
A edição de 2025 contará com exposições presenciais e virtuais, debates e atividades paralelas em escolas, hospitais e espaços culturais. Também haverá divulgação nas redes sociais, ampliando o alcance da campanha nacional do Instituto GABRIEL.
Anencefalia
A organização chama-se GABRIEL, pois nasceu da tentativa de doação de órgãos de Gabrielle de Azevedo Carvalho, que nasceu acometida de um quadro de anencefalia (ausência de cérebro), no dia 24 de maio de 1998.
No terceiro mês de gravidez, o casal Maria Inês e Valdir, ambos com 40 anos na ocasião, constataram por meio de exames pré-natais, que o bebê que estavam esperando era anencéfalo.
Essa era a 2ª ocorrência, pois 10 anos antes já haviam perdido outra filha com a mesma malformação. Optaram então por manter a gestação até o final e após o nascimento de Gabrielle e seu inevitável falecimento, efetuar a doação de seus órgãos, na tentativa de ajudar crianças que aguardam um transplante.
