Santa Casa de Itu vai demitir 30 funcionários na primeira semana de janeiro

Pelo menos 30 profissionais que trabalham na Santa Casa de Itu (SP) não sabem se terão emprego ao final da primeira semana de janeiro. A Prefeitura anunciou recentemente que a gestão da unidade ficará a cargo da empresa IGAPS, que venceu a licitação, e os funcionários foram avisados de que serão dispensados no quarto dia do ano novo.

“A pior parte é que nem nos deixaram lutar pelos empregos que estamos hoje”, diz uma das funcionárias ao Jornal de Itu. Entre os profissionais que serão dispensados estão pessoas da farmácia, fisioterapia, psicologia e assistência social, a informação inicial é de que os serviços serão terceirizados, algo inédito dentro das gestões da unidade. “Todas as pessoas que trabalham no administrativo foram avisados, a recepção, os coordenadores, que vai haver a demissão em massa na primeira semana de janeiro”, completa.

Os sindicatos que representam as categorias devem se reunir com os trabalhadores logo nos primeiros dias de 2022. “Eles [do SinSaúde] disseram que virão no dia 3, um dia antes do aviso prévio acabar”, informou a funcionária. O Jornal de Itu conversou com o SinSaúde que representa parte dos trabalhadores e disse que acompanha o caso, confirmando que estará na Santa Casa na primeira semana do ano. Também procuramos a empresa IGAPS, mas nossas ligações não foram atendidas.

Impasse no pagamento

Conforme informou o Jornal de Itu há duas semanas, os funcionários foram chamados para a assinatura de um aviso prévio com a Irmandade de São Bernardo que vence em 4 de janeiro. “Vamos trabalhar esses últimos dias do ano sem saber se estaremos empregados no ano que vem”, diz uma das profissionais.

A incerteza dura mais de um ano. “Já faz mais de um ano que passamos por muitas incertezas: primeiro se íamos receber do São Camilo, depois ficamos sem receber da INCS, depois assinamos o aviso=prévio em setembro com a São Bernardo e este agora. Vemos cada vez mais a precarização da Santa Casa, mas temos o ideal de não abandonarmos nossa missão de cuidarmos dos nossos pacientes”, completou.

foto: arquivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *