São Paulo diz que faltam vacinas da Astrazeneca para segunda dose

Segundo ministério, doses foram enviadas e usadas como 1ª dose em SP

O governo de São Paulo informou nesta quinta-feira (10) que estão em falta no estado doses da vacina AstraZeneca para a segunda dose da imunização. A Secretaria de Saúde estadual está cobrando do Ministério da Saúde o envio de novas doses. No entanto, segundo a pasta, as doses já foram enviadas, mas o estado as usou como primeira dose, em desacordo com as recomendações do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Receba as principais notícias do dia no WhatsApp!
Entre agora no nosso grupo oficial e fique por dentro de tudo em primeira mão.
👉 Entrar no grupo do WhatsApp

“O Ministério da Saúde do Governo Federal deixou de enviar cerca de 1 milhão de vacinas de dose 2 da AstraZeneca para São Paulo, provocando um verdadeiro apagão de vacinas nos 645 municípios do estado. O prazo de aplicação destas doses começou a vencer no dia 4 de setembro”, disse o governo do estado, em nota.

O governo do estado acrescentou que, em eventual indisponibilidade de mais remessas da AstraZeneca, solicita o envio imediato de doses da Pfizer para suprir a demanda e concluir os esquemas de vacinação em conformidade com a solução de intercambialidade indicada pelo governo federal.

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), no entanto, a pasta não está devendo lotes da segunda dose de vacina covid-19 da AstraZeneca ao estado de São Paulo. “Até o momento foram entregues ao estado 12,4 milhões de dose 1 e 9,2 milhões de dose 2 da AstraZeneca. As 2,8 milhões de doses não foram enviadas porque o prazo de intervalo entre a primeira e segunda dose só se dará no final do mês”, destacou o ministério, em nota.

Segundo o Ministério da Saúde, dados inseridos por São Paulo no LocalizaSUS mostram que o estado utilizou como primeira dose vacinas destinadas à segunda dose. “O estado aplicou 13,99 milhões de dose 1 e 6,67 milhões de dose 2. As alterações nas recomendações do Programa Nacional de Imunizações (PNI) acarretam na falta de doses para completar o esquema vacinal na população brasileira”, acrescentou o ministério. 

Questionamos a Prefeitura se o município sofre risco de ficar sem a segunda dose da medicação, que já tem cronograma para aplicação de segunda dose até sexta-feira que vem. Assim que tivemos a resposta, atualizaremos esta matéria.

One thought on “São Paulo diz que faltam vacinas da Astrazeneca para segunda dose

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *