Saúde de Itu atualiza situação de coronavírus na cidade
Após o posicionamento da OMS em anunciar a Pandemia do Coronavírus, a Prefeitura de Itu orienta aos moradores que, diante dos sintomas da doença, procurem uma UBS ou o pronto atendimento. Até o momento, a cidade não tem nenhum registro do Covid-19 – três casos suspeitos foram descartados.
Em caso de algum infectado, o tratamento será realizado de acordo com a gravidade do quadro. Se necessário, o paciente será tratado em Itu ou em algum hospital de referência da região. Em geral (seguindo a média mundial) 80% dos casos são leves e tratados em domicílio sendo acompanhados durante a evolução. 15% são considerados casos moderados e passarão por uma breve internação hospitalar seguido de atendimento domiciliar. 5% dos casos são graves e terão tratamento hospitalar prolongado.
A realização de eventos que causem aglomeração, de acordo com a diretriz do governo do Estado, poderá ser mantida após avaliação caso a caso.
A Prefeitura está acompanhando rigorosamente a situação do Coronavírus e disponibilizará, sempre que houver, informações sobre os casos e as medidas a serem tomadas, seguindo as determinações preconizadas por esferas superiores, como a Secretaria de Estado de Saúde e o Ministério.
Região
Em Salto, Cabreúva, Sorocaba e Porto Feliz também não houve nenhum registro. Em Indaiatuba, o Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde está investigando três casos suspeitos em análise. Ambos casos foram atendidos da rede particular de Indaiatuba. Um caso é feminino de 31 anos, trabalha em empresa aérea e voltou recentemente dos EUA, está em isolamento domiciliar. Outro caso também é feminino de 41 anos voltou recentemente de Dubai, apresentou os sintomas gripais e também permanece em isolamento domiciliar por 14 dias. Os exames foram colhidos e enviados ao Instituto Adolfo Lutz, de Campinas, ainda não há retorno com os resultados. Todos os casos suspeitos estão sendo acompanhados pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica e equipes de Saúde.