Saúde piora e Itu cai 7 pontos em rankings de municípios

Itu (SP) caiu sete posições no ranking de competitividade dos municípios. A cidade está na posição 96º do Brasil.

Receba as principais notícias do dia no WhatsApp!
Entre agora no nosso grupo oficial e fique por dentro de tudo em primeira mão.
👉 Entrar no grupo do WhatsApp

Destacam-se as quedas na qualidade da saúde, no saneamento, na inovação e dinamismo econômico, meio ambiente, capital humano e funcionamento da máquina pública.

As categorias que tiveram melhora são sustentabilidade fiscal, inserção econômica, acessibilidade e qualidade na educação e acesso à saúde.

A nota da cidade ficou em 55.59. Cidades vizinhas tiveram melhor desempenho como Indaiatuba (60.97), Sorocaba (59.01), Jundiaí (61.21) e Campinas (63.44).

A liderança da região sudeste ficou com a cidade de Barueri (68.79), seguida de São Caetano (65.16) e São Paulo (64.63).

Itu se sai melhor na saúde (62ª posição na categoria) e na educação (73º), mas vai mal em categorias como segurança (130º), meio ambiente (254º), acesso à saúde (255º) e segue despencando em áreas como funcionamento da máquina pública (244º) e telecomunicações (225º).

Ranking

O Ranking de Competitividade dos Municípios é uma ferramenta que visa apoiar os líderes públicos brasileiros nas tomadas de decisão, com foco na melhoria da gestão das cidades. Por meio da metodologia SEALL, o Ranking dos Estados ganhou uma expansão, com a incorporação de métricas de sustentabilidade. A terceira edição do Ranking de Competitividade dos Municípios analisa o total de 415 municípios brasileiros (7,45% do universo de municípios), representando os municípios do país com população acima de 80 mil habitantes de acordo com a estimativa do IBGE para o ano de 2021.

3 thoughts on “Saúde piora e Itu cai 7 pontos em rankings de municípios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *