Schola Cantorum de Itu promove estudo de cultura regional
A Schola Cantorum de Itu, fundada em 20 de fevereiro de 2015, tem cuidado da formação de cantores e salmistas para a liturgia católica e tem mantido um grupo coral exclusivo para cerimônias religiosas. Criado pelo Instituto Cultural de Itu tem por objetivo atual a manutenção da música sacra, seja do Canto Gregoriano ou da tradicional polifonia católica.
Além de Itu, o grupo tem participado regularmente da liturgia em outras comunidades como em Itaici, Campo Limpo Paulista e em São Paulo. Em 2021 a Schola atuou em parceria com o Coral Vozes de Itu e, em respeito ao Plano São Paulo de combate à pandemia, reduziu o grupo de cantores concentrando sua atividade na Igreja do Bom Jesus.
Desde fevereiro deste ano o grupo está atuando com novos cantores e um projeto ampliado de atividades, desde o repertório, por exemplo do Canto Gregoriano medieval e Romantismo europeu até a presença em outras celebrações do calendário litúrgico em Itu.
Além disso, a Schola Cantorum, em parceria com o Museu da Música e a Biblioteca Histórica Padre Luiz D’Elboux está oferecendo aos seus integrantes um curso intensivo de formação em cultura brasileira com especial atenção para cultura regional. Neste semestre o grupo está estudando o calendário cultural brasileiro e suas representações em Itu.
A Schola Cantorum é dirigida pelo maestro Paulo Roberto Zeppini e conta com apoio dos professores Fátima Marques de Oliveira, Evandro Antonio Correia e Luís Roberto de Francisco.
A participação da Schola Cantorum na liturgia tem acontecido em todos os primeiros sábados na igreja de Nossa Senhora do Carmo, na missa das 18h; na igreja do Bom Jesus em todos os primeiros domingos, na missa das 8h30 e na Paróquia Senhor no Horto e São Lázaro aos terceiros domingos na missa das 18h.
A Schola Cantorum de Itu conta com dezesseis cantores e é mantida exclusivamente pelo Instituto Cultural de Itu.