Secretário do Ministério da Cultura participa de debate no Museu da Energia

A sede do Museu da Energia de Itu foi palco de um debate inédito na região sobre fomento cultural, nesta terça-feira, dia 22 de agosto. O encontro, voltado à empresas, contou com a presença de representantes do governo e de especialistas na áreae discutiu as ações de ESG e incentivos fiscais para fortalecer o investimento do setor privado em ações culturais.

Receba as principais notícias do dia no WhatsApp!
Entre agora no nosso grupo oficial e fique por dentro de tudo em primeira mão.
👉 Entrar no grupo do WhatsApp

Na mesma mesa de conversa, esteve o Secretário de Economia Criativa e Fomento Cultural do Ministério da Cultura (MinC), Henilton Menezes, e a especialista em Leis de Incentivo e Investimento Social Privado, a advogada Cristiane Olivieri. A mediação ficou por conta de Daniele Torres, especialista em leis de incentivo e captação de recursos. O debate contou ainda com a participação especial de Sabrina Souli, Secretária Municipal de Cultura e do Patrimônio Histórico e de Cesar Benedito Calixto, Secretário Municipal de Turismo, Lazer e Eventos, ambos de Itu.

Representante do Ministério da Cultura, o secretário de Economia Criativa e Fomento Cultural do MinC, Henilton Menezes, elogiou a iniciativa do Museu da Energia em promover o debate e destacou a importância do que foi discutido em Itu.

 “Nós, o Ministério, precisamos sair do gabinete e conhecer de perto projetos. Somos responsáveis por quase 3,11% do nosso Produto Interno Bruto (PIB), montante  produzido pelo mercado cultural brasileiro, por isso trabalhamos com o fomento, ou seja, trabalhamos para que as ações culturais aconteçam e debates e conversas como essa, promovida pelo Museu da Energia de Itu, são fundamentais, pois temos representantes de empresas aqui, que terão mais segurança para investir em cultura”, disse.

O bate-papo teve como propósito mostrar como os investimentos culturais ajudam a fortalecer uma imagem socialmente responsável e discutir modelos alinhados aos negócios, quais incentivos fiscais existem e como identificar as melhores estratégias e oportunidades de investimentos.

“Se não fossem essas leis e incentivos culturais, seria muito difícil manter uma instituição como a Fundação Energia e Saneamento. O debate de hoje, as informações trazidas pelos palestrantes, acaba sendo fundamental para nós da Fundação e para as empresas que pretendem investir em cultura,” afirmou Renato Diniz, presidente do Conselho de administração da Fundação.

One thought on “Secretário do Ministério da Cultura participa de debate no Museu da Energia

  • Chega a ser irônico (não fosse trágico) um debate como esse acontecer em uma cidade que não possui sequer UMA lei de incentivos fiscais municipais. IPTU, ISS, ISSQN são impostos que arrancam o couro de empresas, comércio e prestadores de serviço, enquanto o poder público se recusa a estabelecer alíquotas mínimas de renúncia fiscal em prol de projetos culturais. Aí a digníssima secretária de cultural municipal destila toda sua demagogia – e por que não dizer, hipocrisia – em nome da produção e do fomento cultural. Enquanto essa trupe ocupar a gestão pública ituana, pouco se prospera na cidade.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *