Secura do ar aumenta nos próximos dias, com recordes de frio

O estado de São Paulo foi um dos locais mais secos no Brasil nesta segunda-feira,15 de maio. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou até 17% em Itapira, o valor mais baixo de umidade relativa do ar no país às 15 horas, na medição automática.

A presença do ar frio de origem polar sobre São Paulo reduziu o nível de umidade no ar em todo o estado, além da queda da temperatura. Valores de umidade relativa do ar abaixo entre 11% e 20% devem ser observados  no decorrer da semana em várias regiões do estado de São Paulo, pois com o aquecimento natural do ar e sem expectativa de chuva pelo menos até o sábado, a umidade relativa tende a baixar.

O índice de umidade relativa (UR) ideal para todos, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é entre 50%-60%. Acima ou abaixo desse percentual, a umidade pode oferecer riscos à saúde.

Em Itu, entre meio-dia e 18h de hoje, a umidade ficará entre 40% e 43%.

Recorde de frio

 Nesta segunda-feira, 15 de maio, registrou a menor temperatura em 2023, até agora, com a temperatura mínima de 12,1°C. A medição foi do Instituto Nacional de Meteorologia na estação meteorológica do Mirante de Santana, na zona norte da capital paulista.

Um novo recorde de frio poderá ocorrer em São Paulo nesta terça-feira, com previsão de temperatura mínima de 11°C. Em Itu, a mínima foi de 7°C.

Baixas temperaturas, ainda menores do que 10°C, continuam sendo observadas no estado de São Paulo nas próximas madrugadas. Até o final de semana, mínimas em Itu continuarão nesta média.

(Fonte: Climatempo Foto: Agência Brasil)

One thought on “Secura do ar aumenta nos próximos dias, com recordes de frio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: