Semana das crianças com programação especial no FAMA Museu

Entre os dias 12 e 16 de outubro o FAMA Museu promove espetáculos, brincadeiras e contação de história voltados ao público infantil.

A programação inicia no dia das crianças, com o espetáculo “Menina-Pássara”. Protagonizado por uma artista surda, “Menina-Pássara” será narrado também na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Já no dia 15 de outubro é a vez de brincadeiras e contação de história com a apresentação “Boi-Bumbá”. As duas atividades serão conduzidas pelo grupo êBa!

Para finalizar a programação, no dia 16 é a vez do espetáculo “Qual é a graça, palhaço?”, realizado pelo grupo Nósmesmos. A apresentação homenageia grandes artistas circenses com muito humor. Todas as atividades acontecem às 15h. Confira a sinopse de cada espetáculo.

Espetáculo Menina-Pássara – 15h

Menina-Pássara: o voo da menina surda em busca de seu lugar. Espetáculo em português e Libras

Nasceu menina-pássara. Sem asas, sem bico, sem penas. Não canta nem voa, fica muda em seu canto. Diferente de todos, sai em busca por um lugar que seja seu, um nome que lhe pertença e uma identidade para sua língua. Em sua trajetória, encontra vários pássaros, únicos, diferentes, em extinção. E ela, será que é pássaro? Inspiradas no livro “O grito da gaivota” da escritora surda francesa Emmanuelle Laborit, o grupo êBA criou esta aventura, onde som e silêncio dialogam para a construção de um momento lúdico, cheio de brincadeiras, sons e recursos visuais para quem ouve com os ouvidos e com os olhos também.

Brincadeiras e contação de história: Boi Bumbá – 15h

Aconchegados numa colcha de retalhos com destino à imaginação. O espetáculo é recheado de histórias e brincadeiras que envolvem, divertem e resgatam a cultura da infância. No repertório, contos da literatura oral e escrita, numa proposta bilíngue, onde tudo deve fazer sentido para aqueles que ouvem e que não ouvem. Para isso, os gestos, ritmos corporais, vibrações e recursos visuais são usados e abusados, para que todos possam participar.

Na apresentação “Boi Bumbá”, com muita dança, brincadeiras e música, compartilhamos a trajetória de Catirina e Francisco. Estes tão famosos personagens, em busca de reviver o Bumba meu Boi, levarão as crianças pelas riquezas da cultura maranhense e do nordeste brasileiro.

Sobre o grupo êBA!

O grupo surgiu em São Paulo, no início de 2012, a partir da intersecção entre diversos interesses: a contação de histórias, as brincadeiras infantis, a cultura popular e a cultura Surda. Foi com estas quatro bases que o grupo passou a desenvolver técnicas de narração que pudessem unir o público surdo e o ouvinte num mesmo universo lúdico e interativo – o que também se desenrolou em oficinas, cursos, formação de educadores e intervenções

teatrais. O grupo é formado por Amanda Lioli, pedagoga e intérprete de LIBRAS, Brunna Talita, educadora e contadora de histórias e Li Albano, psicóloga social e percussionista, além de artistas surdas e ouvintes convidadas. Saiba mais em http://www.ogrupoeba.com.br/

Espetáculo “Qual é a graça, palhaço?” – 15h

O espetáculo é um resgate cultural, histórico e também uma homenagem aos artistas de circo: Arrelia, Pimentinha, Carequinha, Torresmo, Piolin, etc. Com os palhaços Christian Hilário e Juliano Mazurchi (foto), o espetáculo é composto de gags tradicionais circenses. 

Sobre o grupo Nósmesmos

O grupo de teatro tem quase 20 anos de atuação na cidade de Itu. Com um repertório de 10 espetáculos, entre eles: Paparazzi de Matei Visniec, Dois perdidos numa noite suja de Plínio Marcos, A Falecida de Nelson Rodrigues, Hamelin de Juan Mayorga e Por que os homens mentem? de Luís Fernando Veríssimo. Além das produções e apresentações dos espetáculos teatrais, o grupo administrou o Teatro Nósmesmos (físico) de 2015 a 2020, onde recebeu espetáculos de outros grupos e produções nacionais e internacionais, com uma programação semanal durante o ano todo. Desde 2011 lecionamos cursos livres para a comunidade local onde atendemos crianças (a partir de 6 anos de idade), jovens e adultos. Além do teatro, também oferecemos cursos de circo, dança e capoeira.

SERVIÇO

Espetáculo Menina-Pássara

Data: 12 de outubro

Horário: 15h

Classificação Livre

Local: FAMA Museu

Brincadeiras e contação de história: Boi Bumbá

Data: 15 de outubro

Horário: 15h

Classificação Livre

Local: FAMA Museu

Espetáculo “Qual é a graça, palhaço?”

Data: 16 de outubro

Horário: 15h

Classificação Livre

Local: FAMA Museu

Todas as atrações são gratuitas, mas a entrada no museu FAMA custa R$10,00. Consulte a política de gratuidade em: https://famamuseu.org.br/visite/

A entrada do FAMA Museu fica na Rua Dr Graciano Geribello, nº 8 – Bairro Alto – Itu/SP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *