Seminário de enfrentamento aos incêndios reúne centenas de pessoas em Itu
Nesta terça-feira (10/02), a cidade de Itu sediou o seminário “Inovação no enfrentamento aos incêndios e na segurança no campo”, reunindo centenas de pessoas no auditório da Prefeitura. Representantes do poder público, entidades do setor agropecuário e forças de segurança se uniram para debater estratégias de prevenção, gestão de riscos e proteção das áreas rurais.
O evento foi realizado pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), pelo Sindicato Rural de Itu, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-SP), com apoio da Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura.
A abertura contou com a presença de Herculano Passos, prefeito de Itu, Tirso Meirelles, presidente da Faesp (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo); Coronel PM Rinaldo de Araújo Monteiro, coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, respondendo pela Casa Militar do Gabinete do Governador e da Dra. Adriana Menezes, presidente do Sindicato Rural de Itu.
A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Itu (Funssol), Rita Passos, prestigiou o seminário, assim como a vice-prefeita, Juliana Peçanha; o presidente da Câmara de Vereadores, Neto Beluci; o secretário municipal de Agricultura, Adilson Pereira, demais secretários municipais, assim como representantes do Exército, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal, e Sindicatos Rurais da região.
Durante a abertura do seminário, Tirso Meirelles destacou que, para ocorrerem ações efetivas é preciso a união de todos e, a organização e preparo para antever eventos que demandam grande mão de obra, é primordial, por isso estão buscando inovações para a Defesa Civil atuar em todo o estado.
Herculano enfatizou a importância da união das forças e lembrou do Fundo Social de Solidariedade que, em momentos de tragédias, como grandes incêndios, está sempre à frente colaborando com a população. Também comentou que Itu tem uma área rural muito extensa, uma das maiores do estado de São Paulo e enfatizou a importância da educação ambiental.
