Senac Itu: 20 anos potencializando vidas através do conhecimento
O SENAC em Itu nasceu com o aniversário da cidade: era 2 de fevereiro de 2005 quando a unidade de Sorocaba passou a ter uma extensão no município vizinho.
A primeira funcionária, Francisca Elizania Azel da Silva, foi contratada um dia antes, e está até hoje na equipe. A gestora da unidade, Rita de Cássia da Silva Coimbra, também tem uma longa trajetória junto à instituição: desde 1992 é parte do grupo.

Começou sua carreira no Senac Sorocaba, como estagiária de pedagogia na área de informática. Em 1993, iniciou como funcionária, no setor de atendimento, em seguida atuou como apoio técnico, docente, técnica de áreas e coordenadora educacional.
Sua carreira gerencial começou em 2011, onde atuou em diversas unidades por meio do Programa Senac de Movimentação Gerencial. É seu brilho no olhar e sua paixão pelo conhecimento que fazem a diferença e motivam toda a equipe.
Com centenas de alunos por meio de cursos técnicos ou livres, ou pelo Jovem Aprendiz, a unidade transforma vidas através do conhecimento.
Muitas pessoas têm a oportunidade de se formar com aulas e material totalmente gratuitos: o Senac oferece bolsas de estudo para quem possuir até dois salários-mínimos por pessoas como renda familiar.
Uma das áreas mais procuradas é a de beleza e bem-estar. A professora Caroline Lourenço ministra aulas no Senac Itu há 9 anos, e foi lá que ela começou ainda como aluna: se formou em um curso na área de Administração em 2011, mas foi no curso de Estética em 2013, na primeira turma após a unidade montar o laboratório, que ela ganhou um novo rumo profissional. “Após o curso, eu mudei totalmente a minha vida profissional, cheguei a abrir uma clínica, mas hoje eu me dedico totalmente à docência”, explica.

Ela explica que a maioria dos alunos quer empreender para ter tempo para a família e o curso também abre oportunidades para o público PCD. “No curso de massoterapia, temos diversos alunos com baixa visão, do Instituto Santa Luiza, que são excelentes, super dedicados”, conta.
Para saber mais, acesse: https://www.sp.senac.br/senac-itu
