Serviços e indústria puxam saldo positivo de emprego em Itu

Itu (SP) obteve saldo positivo de emprego formal em maio. Foram criadas 363 vagas a mais do que demissões no quinto mês deste ano. As melhores áreas foram serviços e indústria, responsáveis por praticamente metade das ocupações. Todos os cinco setores ficaram positivos em maio. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), sob responsabilidade do Ministério da Economia, e foram divulgados na terça-feira (28).

Receba as principais notícias do dia no WhatsApp!
Entre agora no nosso grupo oficial e fique por dentro de tudo em primeira mão.
👉 Entrar no grupo do WhatsApp

Os melhores setores foram serviços (121 empregos), indústria (116) e comércio (78). A construção criou 46 vagas, sendo a quarta melhor, mas percentualmente foi o melhor setor, com crescimento de 2,53%. A maioria dos contratados na cidade é de homens entre 18 e 39 anos, com Ensino Médio completo. Em relação a maio do ano passado, Itu teve menos vagas criadas e em relação a abril deste ano, o mês anterior, houve mais empregos gerados.

2022

O saldo de empregos está positivo em 981 vagas em Itu. Os melhores setores são construção, com 363 empregos criados e salto de 24%. Em seguida vem os setores serviços (361) e indústria (259). A agropecuária é o único dos setores com saldo negativo é agro, com 27 demissões a mais do que contratações. A cidade tem o acumulado total de 53.680 mil carteiras assinadas, os maiores responsáveis pelo emprego são serviços (cerca de 22 mil), indústria (17 mil) e comércio (11 mil).

Brasil

O Brasil gerou 277 mil empregos com carteira assinada em maio deste ano. Ao todo, segundo o governo federal, foram registradas no período, 1,96 milhão de contratações e 1,68 milhão de demissões. O resultado representa melhora na comparação com o mês de abril e também em relação a maio de 2021. O acumulado do ano, de janeiro a maio, porém, representa piora em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo o governo, a previsão é gerar 1,5 milhão de empregos com carteira assinada neste ano.

foto: divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *