Síndico é expulso durante uso de Tribuna Livre na Câmara
O síndico Carlos Balsan participou da Tribuna Livre da Câmara de Vereadores na tarde desta terça-feira, 21. Antes mesmo de ele começar a falar, o presidente Normino da Rádio destacou que poderia cassar a sua palavra.
Ele comentou sobre a taxa de lixo, que irá aumentar a despesa dos condomínios, já que em muitos locais o valor da água é incluso no valor do condomínio. Ao comentar que, na aprovação da taxa, faltou sensibilidade aos vereadores, ele foi interrompido pelo vereador Ricardo Giordani.
“Se continuar desta forma, o senhor deveria cortar a Palavra”, disse Giordani, ao presidente Normino da Rádio. “O vereador pode votar como quiser”.
“Eu tenho o direito de falar do mesmo jeito que o senhor”, retrucou Carlos Balsan. Os dois tiveram uma breve discussão. O vereador José Galvão ainda tentou argumentar de que Carlos não havia faltado a respeito com os edis.
O síndico e o vereador continuaram discutindo, mesmo com os microfones desligados. O presidente então praticou aquilo que já havia falado: cassou a Palavra e convidou o síndico a se retirar, chamando até a Guarda Civil Municipal.
Eduardo Ortiz destacou que a Tribuna é “Livre” e que o munícipe teve a palavra cerceada. “Foi uma situação patética!”.
Artigo 115
O presidente ainda justificou que estava cumprindo o artigo 115 do Regimento Interno. Parte do texto diz: “A Presidência poderá cassar imediatamente a palavra do orador que se expressar com linguagem imprópria, cometendo abuso ou desrespeito ao Legislativo e às autoridades constituídas, ficando responsável pelos conceitos que emitir.”
No mesmo artigo, ainda fica claro que “O orador não poderá ser aparteado durante o tempo que estiver fazendo uso da Tribuna, exceto quanto o permita.”
Direito de resposta
O síndico Carlos Balsan já entrou com processo contra o prefeito Guilherme Gazzola e ganhou direito de resposta. Lembra desta notícia? Veja abaixo:
Fica evidente que estamos sendo representados na Camara por pessoas despreparadas; e, salvo melhor julgamento, pessoas que buscam ascenção econômica por meio da baixa politica. Esta vendo só cidadão, quando você vota naquele vereador paraquedistas da nisso. Na proxima eleiçao voce tera a oportunidade de limpa a casa (Camara)….Vote com conciencia….
Esse prefeito e vereadores que colocaram essa taxa de lixo nunca mais vence a eleição em itu só se o povo forem senvergonhas
Nojo!
Velharada que se julgam coronéis. A mamata vai acabar e a justiça divina vem à cavalo. Sumam da nossa frente pelo amor de DEUS! Arrependan-te e dêem licença para pessoas competentes e positivas ao planeta. Atitudes ultrapassadįssimas!
Pingback: Síndico é expulso durante uso de Tribuna Livre na Câmara » Agenda Itu
É uma vergonha esses vereadores que dizem serem nossos representantes !
Visam apenas interesses pessoais. Cada vez mais desanima essa Cidade infelizmente não pelo povo ,mas por ver uma cidade bonita abandonada e na mão desses pilantras, não só hoje ,mas é frequente e até histórico como à Cidade.
Dizem que esses vereadores são safados, pilantras, corruptos e vendidos. Como não possuo provas concretas não posso afirmar nada. Porem no caso abstrato e com elementos circunstanciais “no creo en brujas pero que las hay las hay……”
Tanto vereadores quanto sindicos precisam ter um mínimo de postura como interlocutores de uma sociedade tanto civil como condominial. E isto muitas vezes os eleitores tanto de um lado quanto do outro não perceberm a importância dos fatos exigidos para um bom debate.
Esse Vereador Normino é uma vergonha para Itu.
É da patota do prefeito e censura qualquer palavra que seja contrário a vontade do prefeito.
É A PIOR CAMARA DE VEREADORES DOS ULTIMOS 40 ANOS. TODOS PAUS MANDADOS. COM ALGUMAS EXCESSOES
MAS É MINORIA.
Ridícula atitude do Giordani, o Carlos Balsan como cidadão tem todo o direito de falar na tribuna, parabéns para nos ituano que elegemos nomes como o dele, Normino e Gazzola. Não me surpreende o Lula estar eleito novamente
Pingback: Vereadores que apoiam prefeito aprovam criação de mais funções gratificadas na Prefeitura - Jornal de Itu ®️
O sindico estava falando com toda a educação, apesar de já estar nervoso com o descaso dos vereadores, esse giordani cortou a palavra de direito dele, provocando o orador ameaçando cortar sua palavra… Não entendo do regimento da câmara, mas ele pode interromper e provocar como fez? O sindico poderia sim criticar os vereadores pelo que votam nas sessões, e claro que os vereadores podem votar como quiser, seja por convicção ou como foi o caso, votaram para agradar o GG, mesmo que isso ferre com o cidadão…
Esse Giordani desrespeito o regimento interno da câmara, ele deve responder no conselho de ética. E se houver um pingo de ética nesse conselho, ele deve ser punido.
ART. 115. Terminada a leitura da matéria em pauta, o Presidente destinará
o tempo restante da hora do Expediente, ao uso da tribuna, obedecida a seguinte
preferência:
inciso:§ 7º O orador não poderá ser aparteado durante o tempo que estiver fazendo
uso da Tribuna, exceto quanto o permita.
Pingback: Ricardo Giordani ganha cadeira efetiva na Câmara - Jornal de Itu ®️