Síndico é expulso durante uso de Tribuna Livre na Câmara

O síndico Carlos Balsan participou da Tribuna Livre da Câmara de Vereadores na tarde desta terça-feira, 21.  Antes mesmo de ele começar a falar, o presidente Normino da Rádio destacou que poderia cassar a sua palavra.

Ele comentou sobre a taxa de lixo, que irá aumentar a despesa dos condomínios, já que em muitos locais o valor da água é incluso no valor do condomínio. Ao comentar que, na aprovação da taxa, faltou sensibilidade aos vereadores, ele foi interrompido pelo vereador Ricardo Giordani.

“Se continuar desta forma, o senhor deveria cortar a Palavra”, disse Giordani, ao presidente Normino da Rádio. “O vereador pode votar como quiser”.

“Eu tenho o direito de falar do mesmo jeito que o senhor”, retrucou Carlos Balsan. Os dois tiveram uma breve discussão. O vereador José Galvão ainda tentou argumentar de que Carlos não havia faltado a respeito com os edis.

O síndico e o vereador continuaram discutindo, mesmo com os microfones desligados. O presidente então praticou aquilo que já havia falado: cassou a Palavra e convidou o síndico a se retirar, chamando até a Guarda Civil Municipal.

Eduardo Ortiz destacou que a Tribuna é “Livre” e que o munícipe teve a palavra cerceada. “Foi uma situação patética!”.

Artigo 115

O presidente ainda justificou que estava cumprindo o artigo 115 do Regimento Interno. Parte do texto diz: “A Presidência poderá cassar imediatamente a palavra do orador que se expressar com linguagem imprópria, cometendo abuso ou desrespeito ao Legislativo e às autoridades constituídas, ficando responsável pelos conceitos que emitir.”

No mesmo artigo, ainda fica claro que “O orador não poderá ser aparteado durante o tempo que estiver fazendo uso da Tribuna, exceto quanto o permita.”

Direito de resposta

O síndico Carlos Balsan já entrou com processo contra o prefeito Guilherme Gazzola e ganhou direito de resposta. Lembra desta notícia? Veja abaixo:

14 thoughts on “Síndico é expulso durante uso de Tribuna Livre na Câmara

  • Fica evidente que estamos sendo representados na Camara por pessoas despreparadas; e, salvo melhor julgamento, pessoas que buscam ascenção econômica por meio da baixa politica. Esta vendo só cidadão, quando você vota naquele vereador paraquedistas da nisso. Na proxima eleiçao voce tera a oportunidade de limpa a casa (Camara)….Vote com conciencia….

    Resposta
  • Esse prefeito e vereadores que colocaram essa taxa de lixo nunca mais vence a eleição em itu só se o povo forem senvergonhas

    Resposta
    • Nojo!
      Velharada que se julgam coronéis. A mamata vai acabar e a justiça divina vem à cavalo. Sumam da nossa frente pelo amor de DEUS! Arrependan-te e dêem licença para pessoas competentes e positivas ao planeta. Atitudes ultrapassadįssimas!

      Resposta
  • Pingback: Síndico é expulso durante uso de Tribuna Livre na Câmara » Agenda Itu

  • É uma vergonha esses vereadores que dizem serem nossos representantes !
    Visam apenas interesses pessoais. Cada vez mais desanima essa Cidade infelizmente não pelo povo ,mas por ver uma cidade bonita abandonada e na mão desses pilantras, não só hoje ,mas é frequente e até histórico como à Cidade.

    Resposta
    • Dizem que esses vereadores são safados, pilantras, corruptos e vendidos. Como não possuo provas concretas não posso afirmar nada. Porem no caso abstrato e com elementos circunstanciais “no creo en brujas pero que las hay las hay……”

      Resposta
  • Tanto vereadores quanto sindicos precisam ter um mínimo de postura como interlocutores de uma sociedade tanto civil como condominial. E isto muitas vezes os eleitores tanto de um lado quanto do outro não perceberm a importância dos fatos exigidos para um bom debate.

    Resposta
  • Esse Vereador Normino é uma vergonha para Itu.
    É da patota do prefeito e censura qualquer palavra que seja contrário a vontade do prefeito.

    Resposta
  • É A PIOR CAMARA DE VEREADORES DOS ULTIMOS 40 ANOS. TODOS PAUS MANDADOS. COM ALGUMAS EXCESSOES
    MAS É MINORIA.

    Resposta
  • Ridícula atitude do Giordani, o Carlos Balsan como cidadão tem todo o direito de falar na tribuna, parabéns para nos ituano que elegemos nomes como o dele, Normino e Gazzola. Não me surpreende o Lula estar eleito novamente

    Resposta
  • Pingback: Vereadores que apoiam prefeito aprovam criação de mais funções gratificadas na Prefeitura - Jornal de Itu ®️

  • O sindico estava falando com toda a educação, apesar de já estar nervoso com o descaso dos vereadores, esse giordani cortou a palavra de direito dele, provocando o orador ameaçando cortar sua palavra… Não entendo do regimento da câmara, mas ele pode interromper e provocar como fez? O sindico poderia sim criticar os vereadores pelo que votam nas sessões, e claro que os vereadores podem votar como quiser, seja por convicção ou como foi o caso, votaram para agradar o GG, mesmo que isso ferre com o cidadão…

    Resposta
  • Esse Giordani desrespeito o regimento interno da câmara, ele deve responder no conselho de ética. E se houver um pingo de ética nesse conselho, ele deve ser punido.

    ART. 115. Terminada a leitura da matéria em pauta, o Presidente destinará
    o tempo restante da hora do Expediente, ao uso da tribuna, obedecida a seguinte
    preferência:
    inciso:§ 7º O orador não poderá ser aparteado durante o tempo que estiver fazendo
    uso da Tribuna, exceto quanto o permita.

    Resposta
  • Pingback: Ricardo Giordani ganha cadeira efetiva na Câmara - Jornal de Itu ®️

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *