Sonic – 30 Anos de uma Lenda
Mascotes de empresas de games, nos anos 90, fizeram uma revolução na indústria dos jogos, e Sonic foi um destes mascotes que tornou-se figura lendária a todos os gamers e simpatizantes.
Constituído pela SEGA, o maravilhoso ouriço azul, rivalizou com Mario, da Nintendo, na primeira guerra dos consoles, e até hoje, batalhas imaginárias entre Sonic e Mario são animadas por fãs, e graças ao game Super Smash Bros, está luta foi realizada de modo oficial.
História
Com o desafio quase impossível de criar um mascote que enfrentasse sua maior rival, a Nintendo, a SEGA contou com o apoio de Naoto Ohshima, designer de personagens, e Yuji Naka, programador. Para fechar esse time que logo criaria um grande sucesso, Hirokazu Yasuhara, designer de jogo, se uniu a dupla. Assim foi formada a Sonic Team.
Sonic chega ao mercado em 23 de Junho de 1991, no Mega Drive, a SEGA abriu um concurso para fazer um novo mascote, já que os atuais não concorriam com os rivais, sendo assim, Sonic já teve uma banda de Pop Rock, já foi um gato e mais uma série de curiosidades. Todavia, sabemos que o personagem fez grande sucesso por ser um esteriótipo do adolescente/jovem da época, com cara de bad boy, com um “que” de anti herói, porém com um espírito nobre e estilo cativante.
Com o sucesso do game de 1991 lançado para o Mega Drive, Sonic The Hedgehog, a SEGA se anima, monta a Sonic Team e produz mais 3 jogos como continuações diretas do game de 1991 e ainda, lança versões exclusivas para Game Gear e Master System, o que colaborou em muito com o crescimento massivo da marca do novo mascote.
A Trilogia
Por mais que Sonic tenha inúmeros jogos, entre altos e baixos da franquia, os primeiros três games considerados praticamente sagrados a todos os fãs.
Sonic The Hedgehog
O primeiro jogo da franquia Sonic the Hedgehog , foi lançado na América do Norte em junho de 1991 e nas regiões PAL e no Japão no mês seguinte. O jogo apresenta Sonic the Hedgehog , que corre velocidades supersônicas, começa uma missão para derrotar Dr. Robotnik , um cientista que aprisionou animais em robôs e roubou as poderosas Esmeraldas do Caos . A jogabilidade envolve a coleta de anéis como uma forma desaúde e um esquema de controle simples, com saltos e ataques controlados por um único botão.
Sonic The Hedgehog 2
Como o primeiro Sonic the Hedgehog (1991), os jogadores atravessam níveis de rolagem lateral em alta velocidade enquanto coletam anéis e derrotam inimigos. Sonic 2 apresenta o companheiro de Sonic, Tails, controlável por um segundo jogador. Possui jogabilidade mais rápida e níveis maiores em comparação com o primeiro jogo, além de um novo modo de jogo multiplayer e fases especiais com gráficos pseudo-3D . O jogo foi desenvolvido por uma equipe de japoneses e americanos do Sega Technical Institute (STI) na Califórnia.
Sonic The Hedgehog 3
Sonic the Hedgehog 3 é um jogo de plataforma de 1994 desenvolvido e publicado pela Sega . Como osjogosanteriores do Sonic , os jogadores percorremníveis de rolagem lateral em alta velocidade enquanto coletam anéis e derrotam inimigos. Eles controlam Sonic e Tails , que tentam recuperar as Esmeraldas do Caos para impedir o malvado Doutor Robotnik de relançar sua estação espacial, o Death Egg, depois que ele cai em uma misteriosa ilha flutuante. Sonic 3 apresenta Knuckles the Echidna , o guardião da ilha, que cria armadilhas para Sonic e Tails.
Ponto Final
Sonic é muito mais que uma franquia, é um personagem nostálgico que leva a SEGA por onde vai, todavia, mesmo com um número fabulo de games, a linha cronologica de jogo não é perfeita.
Entre altos e baixos nestes 30 anos de Sonic (veja o novo game), a franquia arrastou multidões de gamers mundo a fora, e a SEGA promete grandes novidades para o ouriço nós próximos anos.
“Este é um texto feito por um fã da franquia, com a idéia de passar o amor pelo game e não um contexto técnico aprofundado” – Maurício Savioli –