Sorocaba, Itu e Votorantim se destacam na venda de imóveis no interior de SP
O Secovi-SP (Sindicato da Habitação) divulgou os números da pesquisa “Análise do Mercado Imobiliário do interior de São Paulo – 1° trimestre de 2023”, com dados de 31 municípios paulistas. O levantamento mostra que a cidade de Sorocaba teve 1.211 imóveis vendidos entre janeiro e março deste ano, o segundo melhor resultado do Estado – ficando atrás apenas de Campinas, que vendeu 1.417 unidades e, à frente de cidades mais populosas como Santo André, Guarulhos, Osasco e São José dos Campos.
Com estas unidades vendidas, o Valor Geral de Vendas (VGV) de Sorocaba atingiu os R$ 562 milhões, também o segundo maior do estado. Entre os lançamentos, Sorocaba está na nona posição no top 10 com 419 unidades lançadas e VGV de R$ 172 milhões.
Nesta pesquisa, o Secovi também considerou os números de uma microrregião formada pelas cidades de Sorocaba, Itu e Votorantim. Juntas, as localidades lançaram 611 unidades, o que representa uma participação de 7,2% no mercado do interior – 6° lugar entre 10 regiões pesquisadas.
No total, o interior paulista lançou no primeiro trimestre deste ano 8.536 imóveis, sendo 2.908 unidades no padrão econômico (34% do total). Demais padrões habitacionais lideraram o número de lançamentos com 5.628 unidades (66% do total).
Em relação às vendas, neste mesmo período, Sorocaba, Itu e Votorantim venderam 1.455 unidades, o que representa um crescimento de 4,9% na comparação com o primeiro trimestre de 2022 quando foram vendidas 1.387 unidades.
Nestas três cidades, o número de imóveis vendidos entre janeiro e março deste ano é o 3° maior índice do estado, o que representa uma participação de 12% no mercado imobiliário do interior do estado de São Paulo. Neste indicador, as demais sete regiões pesquisadas tiveram queda nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado.
(Foto: Freepix)