Taxa de lixo: em audiência pública, Prefeitura não explica sobre valores exatos e destinação

Secretário revelou que parte de recursos será para lâmpadas de led

Durante a Audiência Pública da Secretária de Finanças da Prefeitura de Itu, na manhã desta quarta-feira (24), na Câmara de Vereadores de Itu, houve a apresentação das contas públicas do 1º Quadrimestre de 2023.

A cerimônia, comandada pelo presidente da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara, vereador Mané da Saúde, teve a participação apenas do vereador Eduardo Ortiz.

Ele questionou a equipe da Prefeitura, que apresentava as contas públicas do primeiro quadrimestre do ano, quanto aos valores arrecadados com a Taxa de Lixo, e foi informado de que os valores estavam descritos em “Taxas”, no valor de R$ 4.869.000,00. O secretário de Finanças do município, Moyses Alberto Leis Pinheiro, não explicou se o valor se referia também a outras taxas, e quais.

Questionado onde os valores haviam sido investidos, o secretário não soube responder. “Ainda não, pois ela (a arrecadação) acabou de acontecer. A prestação de contas será dada, no momento oportuno, com certeza”, disse o secretário. Ele não disse quando será o momento e nem o valor exato arrecadado com a taxa, e disse que o vereador deveria acompanhar a licitação da taxa de iluminação pública.

Ortiz estranhou o que um assunto teria a ver com outro, e então Moysés disse que parte do recurso de taxa de lixo será revertido para melhorias na iluminação, com implantação de lâmpadas de led.

Questionados novamente, sobre detalhamentos dos valores e onde consultá-los, eles conversam entre si e respondem outra coisa. Finalizam dizendo que os valores arrecadados e investidos estão em “Receitas e despesas do município”.

Veja trecho do vídeo: https://youtu.be/uU-EarMIw1k?t=1774

(Foto: Câmara de Vereadores de Itu)

4 thoughts on “Taxa de lixo: em audiência pública, Prefeitura não explica sobre valores exatos e destinação

  • Pois é não sabe nem responder uma pergunta tão fácil já que foram tão rápidos assinar a essa lei absurda eu acho que foi pro bolso de alguém cadê esse dinheiro todo o que a companhia CPFL tem a ver com esse dinheiro que diz que é taxa de lixo que vem na conta da agua principalmente essa taxa absurdamente alta para nós que recebemos um salário mínimo gente vamos acordar vamos ter eleição guardem bem os nomes desses vereadores que foram favoráveis a essa cobrança da taxa de lixo e tem mais muito mais aqui vai minha indignação tenho até vergonha de falar que moro nessa cidade que só constrói supermercado e praça será que nós temos tanto dinheiro para gastar em mercado porque eu não tenho pense ano que vem tá chegando olho vivo na hora de votar obrigado a todos que leram meu desabafo

    Resposta
  • Absurdo moro sozinho próximo ao centro de itu. Pagava 67 reais de água. Hoje recebo 150 reais.
    Povo ituano besta, ninguém se prontifica a acolher nossa causa. Já fomos na prefeitura, criamos baixa assinado, e mesmo assim ainda tem pessoas que defende esse ladrão.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *