Três dias após mudanças na Rotatória da Maggi, Prefeitura avisa sobre alterações
Três dias sobre alterações na Rotatória da Maggi, a Secretaria de Comunicação da Prefeitura enviou um comunicado sobre as mudanças no local.
Segundo a assessoria, o local “está passando por alterações viárias para se adequar à sua função de rotatória, conforme previsão do CTB (Código de Trânsito Brasileiro).”
A partir de agora, a sinalização de “Pare” é válida para o fluxo da Avenida Octaviano Pereira Mendes, conhecida como Marginal, nos sentidos centro/bairro e bairro/centro.
Segundo a Prefeitura, cerca de 1,6 mil veículos trafegam pelo local, nos dois sentidos.
A Assessoria não informou se outras rotatórias que não seguem o CTB serão também alteradas, como a que está localizada em frente à Andreta, próximo ao Plaza Shopping.
Faixas
Os semáforos foram sincronizados a uma velocidade de 40 km/h, otimizando o trecho para redução de óbitos nos acidentes urbanos.
A Prefeitura também fala em mais segurança também aos pedestres com a implantação de faixas elevadas ao redor da rotatória, colaborando também com a acessibilidade às PCDs.
A avenida ganhou, nos cruzamentos com semáforos, uma área de espera exclusiva para bicicletas, devido à sua ligação entre as ciclovias da cidade.
(Informações e fotos: Prefeitura de Itu)
Pois é . . Aquela da Andretta eu sempre achei estranho. Nunca vi, em cidade nenhuma em que eu morei, coisa igual. A rotatória sempre é preferencial. Mas aqui em Itu é sem igual rs (até rimou rs)
O cidade para ter lombada, faixa elevada (se fizessem rampas nas guias para PCD, a quantidade de asfalto dava tapar os inúmeros buracos) e rotatória (que beneficiam sempre a visibilidade de concessionárias!). É preciso modernizar e fazer a cidade ser fluída. Faixas de conversão e cruzamentos decentes seriam ótimas opções. Começando pelo shopping. Essas rotatórias precisam ser eliminadas, e com cruzamentos com semáforos, deixa tudo muito mais organizado e seguro, para motoristas e principalmente pedestres. Sem contar os caminhões que cortam caminho por dentro da cidade e detonam tudo. Parece que por aqui, o povo tem tempo e dinheiro de sobra para gastar.
Nunca vi tanta desordem em sinalização quanto nessa cidade, sem contar os semáforos com demasiada demora em ruas quase sem movimento que cruzam as avenidas. Itu precisa de um fluxo de tráfego e não essa bagunça causadas por tais “engenheiros de tráfego…o trânsito não flui em Itu, e ainda tem o risco de acidentes pois ao meu ver esse excesso de sinalização aparentemente erradas só confundi os motoristas.
O próprio nome já define: rotatória. Poxa fiquei baseado em diversas cidades pelo país. E sempre é preferencial. Goiânia, Anápolis, Brasília, Campo Grande, Cuiabá, Campinas, Americana, Limeira, Osasco… etc… Qual a dificuldade da ” engenharia de tráfego “?????. Ou será q tem “dedo” dos nossos fantásticos vereadores de Itu. Haja vista a constante mudança dos nomes e logradouros q são alterados em projetos/sessões infindáveis na Câmara, q visam homenagens/beija mão, por interesse próprio. ISSO É UMA VERGONHA
Realmente as rotatórias devem seguir as normativas do órgão maior, no caso o CTB!
Só que para se aplicar as normas, deve-se entender qual (aos) a (s) funções da rotatória. As rotatórias foram criadas para manter a fluidez do fluxo de veículos, não podendo ter sinalização de pare e, muito menos, faixas de pedestres, pois essas seriam contrárias a finalidade da rotatória, de forma que a sinalização correta é o triângulo, ou seja, dê a preferência e não o pare, pois aquele que já estiver na rotatória tem a preferencia. Quanto as faixas de pedestres, descer colocadas bem antes ou depois das rotatórias, de forma que os veículos não parem nelas, mantendo assim sua fluidez.
Cotaram Guarulhos e outras cidades como exemplo, mas ninguém citou a maior e mais importante, São Paulo, que possui uma sinalização invejável pois, apesar da enorme quantidade de veículos , tem uma concepção avançada no quesito sinalização de trânsito .
Cabe lembrar que a rotatória deve possuir duas faixas, a interna e a externa. A interna é utilizada quando você vai entrar na rotatória e sair na segunda ou demais saídas e, a externa, quando você for entrar na rotatória e já sair na primeira saída.
O trânsito é uma coisa séria e deve ser tratado com a devida responsabilidade que merece e não por motivos ou razões arquitetônicas como vejo por aí.
Cadê o investimento para o transporte coletivo? Corredor , faixa exclusiva para o ônibus, tá difícil trabalhar com veículo de grande porte , sem essas preferências!!!!