Tribunal de Contas aponta obras atrasadas em Itu
Estudo realizado pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), e publicado em abril deste ano, mostravam 1.677 obras paralisadas ou atrasadas em todo o Estado.
Entre os meses de fevereiro e março deste ano, foram consultados 4.474 órgãos jurisdicionados – nos municípios e Estado – que informaram as obras que, no quadro atual, foram computadas.
Em Itu, o Tribunal apontou cinco obras atrasadas: três da Prefeitura e duas da CIS (Companhia Ituana de Saneamento).
As obras da CIS, segundo a Assessoria, já foram entregues. “A construção do reservatório de água e o desassoreamento das represas já foram entregues. O mesmo já ocorreu com a canalização do Córrego Taboão, restando os Córregos Brochado e Guaraú, que devem ser concluídos neste ano”, informa a Prefeitura.
A obra do trem republicano, de responsabilidade da empresa Prumo Engenharia Ltda, também está na relação. O valor inicial do contrato é de R$ 6.114.426,97 e até março havia sido pagos R$ 5.113.502,71.
“A Prefeitura conseguiu importante conquista junto ao Governo do Estado que permitiu a retomada e conclusão das obras também prevista para 2019”, destaca a Prefeitura.
“Em relação à construção do ginásio esportivo no Jardim Bom Viver, a empresa contratada já foi notificada e sancionada pela atual Administração, restando ciente das consequências legais em caso de descumprimento’, diz a Prefeitura.
Gestões Anteriores
“ O Tribunal de Contas compreendeu como “atraso” situações herdadas de gestões anteriores e outras em que fatores, legais e técnicos, justificaram a reprogramação do cronograma físico-financeiro. A gestão atual tem se empenhado em entregar à cidade não apenas obras novas, mas também aquelas que haviam sido abandonadas por administrações anteriores, cobrando com ênfase celeridade no cumprimento dos contratos através das medidas cabíveis”, conclui a Assessoria da Prefeitura.
Matriz e Mercadão
Na semana passada, acompanhado da deputada estadual Maria Lúcia Amary e do secretário municipal de Turismo, Vinicius Salton, o prefeito Guilherme Gazzola se reuniu com o secretário estadual de Turismo, Vinicius Lummertz, para reivindicar demandas do município. Foram conversados detalhes sobre o convênio para o término das obras do Trem Republicano, assim como da Matriz e do Mercadão .
Segundo a Prefeitura, não há nenhum atrasado nessas duas últimas obras e “as datas de previsão de entrega estão mantidas.”