UNEI questiona sobre mudança na festa de São Benedito e pároco responde

A UNEI procurou o Jornal de Itu para questionar sobre a mudança na data da Festa de São Benedito, o santo negro.

“Há mais de150 anos, em Itu, acontece a tradicional missa no dia 06 de janeiro. Há 30 anos a Unei (União Negra Ituana) acompanha a realização desse festejo. O que queremos saber é porque, no apagar das luzes, resolveram não realizar a Festa de São Benedito na tradicional data”, escreveu em suas redes a entidade.

O diretor da Unei, André Luigi, explica que procurou até a Secretária de Cultura para tentar reverter a decisão. “A Festa de São Benedito é uma manifestação religiosa de cultura popular afro-brasileira, e esta tradição está sendo desrespeitada”, opina, explicando ainda que muitos romeiros virão para Itu para participar do evento, sem saber da mudança.

O padre Francisco Carlos Rossi, pároco da Igreja da Candelária, responsável pela festa, explica que a princípio a mudança ocorreu apenas neste ano.

“A alteração de datas acontece, principalmente, pela dificuldade em encontrar pessoas para ajudar na festa. Muitos colaboradores estão idosos, outros se afastaram na pandemia e não retornaram mais”, explica.

“Dessa forma, em vez de cancelar a festa ou mesmo fazer só a parte litúrgica, resolvemos transferir para a data litúrgica de São Benedito, que é 5 de outubro, quando então teremos a oportunidade de fazer uma festa melhor. Se tudo ocorrer dentro do previsto, no ano que vem voltaremos a realizar a Festa de São Benedito no mês de janeiro”, explicou o pároco.

3 thoughts on “UNEI questiona sobre mudança na festa de São Benedito e pároco responde

  • Acho um absurdo uma paróquia ter que dar satisfação se faz uma festa ou não. Quem decide isso é a comunidade religiosa e tenho certeza que os paroquianos sabiam o motivo e ajudaram na decisão. Se a UNEI se incomodou, ela que faça uma festa.

    Resposta
  • É necessário maiores esclarecimentos em relaçao a mudança da data de São Benedito. O Padre responsável deu publicidade dessa mudança de data? Como se deu a “falta” colaboradores para ajudar na festa? É estranho. Meus pais moram muito próximos da Igreja São Benedito. Quando criança, eu, meus irmãos e amigos jogávamos bola no pátio externo da igreja. Meu casamento foi realizado no Igreja São Benedito. Porém, em nenhum momento tivemos ciência dessa dificuldade de gente para ajudar na festa. Bastaria um alô para encher a igreja com novos colaboradores. Outra questão é importância historica da festa, a procissão e fincada do mastro. Muita gente de fora vem para participar. Esse pessoal esta ciente do fato? Muito, muito estranho essa mudança….É necessario investigar sim.

    Resposta
    • Voltando ao assunto. Hoje 21 de março de 2023, passei em frente a Igreja São Benedito. O mastro ainda continua fincado!!! Ou seja, fica evidente o descaso. Pelo visto o maestro continuará fincado até 05 de outubro!!!

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *