Vale a pena comprar um carro usado em 2023?
Analisar as condições do automóvel é fundamental para realizar a compra de um carro usado.
Comprar um automóvel é o sonho de muitas pessoas e, na maioria das vezes, comprar um carro usado parece ser a melhor opção em termos de custo-benefício.
No entanto, antes de procurar por carros usados à venda, é necessário se perguntar se esse investimento realmente vale a pena em 2023.
A resposta, porém, pode variar.
Para decidir entre um veículo usado, um seminovo e um novo é fundamental considerar os prós e contras para escolher da melhor maneira.
Comprar um carro usado vale a pena?
Antes de mais nada, é preciso definir o que é considerado um carro usado. Para ser classificado como usado, um carro precisa ter idade superior a três anos.
Com isso em mente, fica estabelecido que, da mesma forma que um veículo zero km, um carro usado também tem vantagens e desvantagens que precisam ser analisadas antes da compra.
Entre os prós de comprar um carro usado, estão:
Valor
O preço de um veículo usado é mais acessível, assim como as formas de pagamento são mais facilitadas.
Até mesmo a negociação de carros usados é mais simplificada quando comparada com uma negociação de carros seminovos ou zero km.
Impostos
Um carro zero km sofre de 15% a 20% de desvalorização nos dois primeiros anos.
Portanto, carros usados sofrem menos com a desvalorização e o custo com impostos como o IPVA é menor, já que são taxas que diminuem ao longo dos anos.
Documentação
Outro detalhe que traz mais economia é que a documentação de um veículo usado é mais barata do que a de um carro novo.
Isso acontece porque a única documentação necessária na compra de um usado é a transferência, enquanto um carro zero km exige gastos com emplacamento, por exemplo.
Por outro lado, entre as desvantagens de comprar um carro usado são:
Manutenção
Normalmente, carros mais velhos demandam mais gastos com problemas de manutenção e, dependendo da finalidade do veículo e até mesmo seu passado, esses custos podem ser bem altos.
Por isso, é importante analisar o histórico de uso do veículo, se já foi envolvido em acidentes ou se já teve alguma peça ou acessório substituído por algum motivo.
Seguro
É comum que o preço do seguro de um carro usado seja maior, pois imagina-se que as chances de uma falha mecânica sejam maiores.
Tecnologia ultrapassada
Outro ponto negativo de um carro usado é que, se for muito antigo, a tecnologia que ele oferece pode estar ultrapassada e pode atrapalhar mais do que ajudar.
Ou seja, a eficiência na economia de combustível pode ser menor, assim como pode conter menos dispositivos de segurança contra tentativas de roubo ou furto.
Inadimplência do antigo proprietário
Lidar com o antigo dono do veículo também pode ser um problema, já que existe o risco de precisar assumir multas ou até mesmo sofrer consequências de processos judiciais do proprietário anterior.
Em alguns casos, é possível até que o veículo seja confiscado devido à inadimplência do antigo dono.
O que analisar em um carro usado antes de comprar?
A parte mais importante na hora de comprar um carro usado e fazer com que essa compra valha a pena é fazer um diagnóstico preciso do veículo por completo.
É interessante, inclusive, pedir o auxílio jurídico, econômico e de um mecânico experiente para analisar as condições da compra e definir se é um bom negócio a ser feito.
Confira alguns fatores para levar em conta:
Despesas da compra
Como adquirir um veículo usado pode envolver situações como realizar a compra de um carro que ainda está sendo pago pelo antigo dono, é preciso analisar o valor de entrada e o restante das parcelas que serão assumidas.
Pode haver também a possibilidade de adquirir um veículo quitado, mas que precisa de alguns reparos para um bom funcionamento.
Por isso, é fundamental colocar na ponta do lápis todas as despesas no momento da compra.
Saber o valor do IPVA
Considerando que o IPVA (ou Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) é calculado com base no valor de mercado do automóvel e representa 3% de seu valor, é importante consultar o preço a ser cobrado pelo veículo que está sendo adquirido.
Isso serve para evitar imprevistos, já que é imprescindível que o valor do IPVA esteja incluído no orçamento.
Gastos com seguro
Apesar de não ser obrigatório, contratar um seguro para o automóvel pode evitar muita dor de cabeça.
Mas, como os valores também são definidos conforme o ano e o modelo do carro, vale a pena fazer orçamentos antes de realizar a compra do carro, para não ter surpresas.
Qualidade das peças
É aqui que entra a importância do auxílio de um profissional da mecânica.
O ideal é conferir se as peças são originais ou, pelo menos, de marcas autorizadas e confiáveis.
A importância dessa análise vai além de evitar prejuízos financeiros com manutenção, mas também em termos de segurança dos usuários do carro, assim como maior durabilidade, maior resistência, maior economia de combustível e aumento no padrão de qualidade.
Mas, afinal, vale a pena ou não?
A resposta depende muito dos objetivos, condições e análises do comprador.
Por fim, seguindo as dicas que deixamos para você, com certeza fica bem mais simples decidir se vale a pena ou não comprar um carro usado em 2023!
E se você gostou do conteúdo, não deixe de compartilhá-lo em suas redes sociais!
Fonte: Freepik