Vem caminhar comigo por Itu…

Olá, sou Marques Araujo, guia de turismo e escritor. Inicio este artigo com vocês com o intuito de realizar um tour pelo eixo histórico da cidade de Itu.

Receba as principais notícias do dia no WhatsApp!
Entre agora no nosso grupo oficial e fique por dentro de tudo em primeira mão.
👉 Entrar no grupo do WhatsApp

Nós, guias de turismo, iniciamos esse trabalho pela Praça Dom Pedro I. Aquela do Poupatempo, que todos os ituanos conhecem como Praça do Cruzeiro e aqui encontraremos um Cruzeiro feito no sistema de cantaria que é um sistema de construção português onde teremos pedras encaixadas, no caso dessa construção, foi utilizado o granito e também o varvito em moldes encaixados, depois, para sustentar essa rocha ou essas pedras foi colocada uma chapa de ferro para sustentação da construção.


E, vem a pergunta: por que nós temos um Cruzeiro na praça Dom Pedro I? Isso é uma curiosidade muito própria de Itu, e já digo, aqui nesta praça, para quem está de frente para o busto de Dom Pedro I nós vamos avistar o prédio do Poupatempo e ao lado também um supermercado, antigamente aí existia o colégio dos Franciscanos com duas igrejas: a de São Luís de Toulouse e a Igreja de São Francisco e o convento que foi o primeiro colégio da cidade, a primeira escola masculina da cidade de Itu. O prédio permaneceu neste local até o ano de 1907 quando um incêndio acabou destruindo o edifício, restando apenas o Cruzeiro de São Francisco que faz com que a praça seja tão conhecida como praça do Cruzeiro, mas o nome correto é Praça Dom Pedro I.


Aqui também iremos encontrar, ainda olhando para o busto do Imperador à nossa direita, a Casa Imperial, uma construção tombada pelo IPHAN e pelo Condephaat como ‘Casa Caseli’, porém mais conhecida como casa Imperial, construída em 1881 e, em 1884 nesta residência, os ituanos receberam a visita da Princesa Isabel e do seu consorte o Conde D’eu. A partir daí vários outros membros da Família Imperial Brasileira estiveram em Itu e visitaram esta casa. Na década de 1960 a casa foi adquirida pela família Caseli, que vieram morar na residência, mas antes disso fizeram uma reforma e posteriormente solicitaram o tombamento aos órgãos competentes como Casa Caseli, atualmente residência da Dra Maria Lúcia Caseli e considerada um ícone da construção Imperial brasileira. Na época da sua construção era uma das casas mais bonitas do centro histórico de Itu. Inclusive a sua porta, por várias vezes, foi premiada como uma das portas mais bonitas do Brasil, esta, entalhada em madeira e seus batentes são de rocha de Varvito.


À nossa esquerda ainda olhando para o busto de Dom Pedro I observamos um grande prédio, amarelo… trata-se da fábrica de tecidos São Luís hoje conhecido como Espaço Fábrica São Luís e destinado a eventos, exposições, festas, festivais e nesta época com uma exposição lindíssima de presépios de propriedade da Dra Maria Sofia Vidigal Pacheco e Silva e com entrada e visitação gratuitas.


A fábrica de tecidos foi inaugurada em 1869 neste local e foi a primeira a funcionar a vapor no estado de São Paulo. Quem construiu foi o Capitão Anhaia Mello que trouxe o projeto dos Estados Unidos assim também como a sua Caldeira que pode ser visitada no interior do edifício. Em 1889 houve uma ampliação na fábrica que é a parte mais alta onde avistamos os arcos curvos conhecidos como cangados e, quando o convento dos franciscanos sofreu o incêndio em 1907, os proprietários da Fábrica São Luiz adquiriram o prédio onde hoje está o Poupatempo e o supermercado e ali instalou-se a fiação da fábrica.


Este é o início do tour histórico de Itu que inicia na praça Dom Pedro I e seguirá pela Rua Paula Souza rumo a parte mais alta do espigão mestre. Durante as próximas semanas, visitaremos este que é considerado um dos centros históricos mais bonitos e emblemáticos do Estado de São Paulo.
Vem comigo conhecer, desbravar e saber como se desenvolveu a nossa grande Itu…

Marques Araujo, guia de turismo e escritor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *