Vereador desafia secretário a romper contrato com empresa que faz o Cartão Cidadão
Segundo Ortiz, contrato de mais de R$ 1,6 milhão está sendo descumprido e ninguém faz nada
Como os problemas continuaram para a população emitir e retirar o Cartão Cidadão, segundo o vereador Eduardo Ortiz, o contrato com a empresa que presta os serviços deve ser “reincidido imediatamente”. O parlamentar usou a Palavra Livre durante a sessão de terça-feira (24) para voltar ao tema e subiu o tom. “Faça valer a lei”, disse dirigindo-se ao secretário de Administração municipal, Lucas André Netto Cardoso. “Parece que o prefeito acorda e pensa: ‘o que é que eu vou fazer para ferrar ainda mais o povo Ituano’”?, provocou na tribuna. Os problemas com o cartão foram temas de discussões recentes pelos vereadores.
“A população continua enfrentando fila de horas para fazer ou retirar o cartão. Hoje mesmo [terça] não tinha internet e não havia previsão de volta. Será que ninguém na Prefeitura vê isso?”, questiona. De acordo com o vereador, a empresa está descumprindo o edital para a prestação de serviços. Ortiz afirma que o contrato prevê que haja pelo menos 10 locais de atendimento, mas só há três e que pelo menos 35 pessoas façam parte da equipe. “Cadê a gestão do contrato?”, diz.
Pela prestação dos serviços, ainda de acordo com o parlamentar, a Prefeitura paga mais de R$ 1,6 milhão pelo atendimento e emissão do Cartão Cidadão. “Senhor secretário de Administração, está esperando o quê para reincidir este contrato imediatamente? Fala valer a lei sob pena de responsabilização. Está claro que tanto o aplicativo quanto o atendimento está tudo errado, deveria funcionar como é no Poupatempo, mas não está”, afirma. As avaliações do aplicativo continuam negativas por causa destes problemas.
Nem Prefeitura, nem o secretário, nem a empresa se manifestaram sobre as falas do vereador até o momento.
Homenagem
A jornalista Rosana Bueno, do Jornal de Itu, foi homenageada pela vereadora Maria Piunti. Todos os vereadores aprovaram a moção de louvor e congratulações pela seleção do seu trabalho no Meta Journalism Project do Centro Internacional para Jornalistas da Abraji. “A iniciativa, bem como o trabalho apresentado pela homenageada, com foco nas regiões de deserto ou quase-deserto de notícias, visam a produção de informações de qualidade sobre suas comunidades”, disse a vereadora na justificativa.
Projetos
A ordem do dia teve cinco textos votados, todos aprovados. O Projeto de Resolução 9/22 trata do afastamento da vereadora Maria Piunti para um procedimento médico. Em discussão única, o Projeto de Decreto Legislativo 16/22, que dispõe sobre a concessão do diploma Recicla Dez. Foram votados em segunda discussão a nomeação da Estrada Municipal como Dr. Jacob Federmann (29/22) e da creche como como Professora Késia Mendes de Morais Barboza (32/22).
foto: reprodução/TV Câmara
Eu mesma , já envie nas mídias sociais , sugestão para que os cartões fossem feitos nos postos de saúde, encontrei vários cidadãos com dificuldades de fazer esse cartão, quando chegam nos postos e são orientados a procurar a prefeitura para confecçao do cartão.
Pingback: Vereador desafia secretário a romper contrato com empresa que faz o Cartão Cidadão » Agenda Itu