Vereadores de oposição questionam sobre atitudes de prefeito
Durante a Sessão Ordinária de terça-feira (5), os vereadores de oposição destacaram o comportamento do prefeito Guilherme Gazzola, o acusaram de perseguir, inclusive seu próprio vice, e de ser covarde.
O vereador José Galvão ressaltou, em seu discurso, sobre uma publicação do prefeito Guilherme Gazzola, que resultou em uma reportagem do Jornal Periscópio, em que o Gazzola diz que irá criar uma Comissão Municipal para “substituir os sindicatos de comércio na cidade”.
“O que chama a atenção é que o presidente do Secom, Luciano, foi determinante para que o prefeito ganhasse as eleições. E se Guilherme Gazzola ganhou com tudo que o Luciano fez, e age desta forma… Imagine estar em um grupo político em que a líder toda hora dá uma punhalada nas costas de seus companheiros? É um absurdo fazer isso com uma pessoa íntegra como o Luciano.”
Galvão ainda finalizou. “Deixo aqui a minha solidariedade para o Luciano e também para o Carlos d´Ambrósio, os dois que cuidam dos sindicatos do comércio na cidade, um dos empregados e outro patronal. Isso só mostra o quanto o prefeito gosta de perseguir as pessoas e se acha poderoso”.
A vereadora Maria do Carmo lembrou da abordagem que foi feita ao assessor do deputado Rodrigo Moraes, e ironizou: “O prefeito postou que não é covarde, mas estava filmando de dentro do carro, chamou o segurança dele, que é guarda municipal e pago com nosso dinheiro para ficar no bar com ele, mais duas viaturas da GCM. Se isso não é um ato de covardia, eu não sei mais o que é… Seria cômico se não fosse trágico”
A vereadora também acusou o prefeito de racismo.
O vereador Eduardo Ortiz disse que, na ocasião, os pré-candidatos, secretário de Esportes Gilmar Pereira e secretária de Saúde, Janaína Guerino, estariam também no bar. “É isso que a população quer? Continuar a ter prefeito butequeiro?”
Ele também denunciou que o sistema Eove, Ouvidoria Municipal, está colocando muitas demandas como concluídas, mas na verdade elas não são respondidas.
“Eu também questionei a prefeitura sobre quem é o engenheiro responsável pela obra da Ponte do Jacu, e não tive resposta. Será que não tem ninguém?”
A vereadora Patrícia da Aspa disse quem um requerimento que enviou para a Prefeitura em abril foi respondido só agora – o prazo legal é de 15 dias.
Para assistir aos discursos na íntegra: Dr. José Galvão, Maria do Carmo Piunti, Eduardo Ortiz e Patrícia da ASPA.
Projetos
Em discussão única o Projeto de Decreto Legislativo Nº 16/2023, da mesa diretora que “Dispõe sobre a concessão do Diploma e Medalha Padre Bento Dias Pacheco” ao Padre Fernando Augusto Meira.
Em primeira discussão foram votados os seguintes projetos:
Projeto de Emenda à Lei Orgânica Nº 1/2023, de autoria do Legislativo Municipal, que “Altera dispositivos da Lei Orgânica do Município da Estância Turística de Itu”.
Projeto de Lei Nº 64/2023, de autoria do vereador Dr. José Galvão, que “Institui a Semana Municipal de Prevenção de Acidentes Domésticos com Idosos, a ser realizada anualmente, na primeira semana do mês de outubro, no município de Itu, e dá outras providências”.
Projeto de Lei Nº 80/2023 – Legislativo, de autoria dos vereadores Normino da Rádio e Mané da Saúde que “Dispõe sobre a denominação de quadra Tércio Augusto Aguiar de Carvalho”.